Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior
aportes para pensar atividades assíncronas
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224Palavras-chave:
aprendizagem invertida, jornadas formativas assíncronas, Covid-19, educação a distância, ambiente virtual de aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas adequadas ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico no qual estamos imersos desde o início de 2020. No texto, analisamos uma configuração possível para atividades de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de aprendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência analisada articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA), mas neste artigo o esforço propositivo voltou-se à análise e discussão da composição e adequação de ambientes apropriados para atividades assíncronas. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar e realizar atividades pedagógicas assíncronas coerentes com jornadas formativas em tempos de pandemia.
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Atualizado em 15/07/2017