Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior

aportes para pensar atividades assíncronas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224

Palavras-chave:

aprendizagem invertida, jornadas formativas assíncronas, Covid-19, educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas adequadas ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico no qual estamos imersos desde o início de 2020. No texto, analisamos uma configuração possível para atividades de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de aprendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência analisada articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA), mas neste artigo o esforço propositivo voltou-se à análise e discussão da composição e adequação de ambientes apropriados para atividades assíncronas. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar e realizar atividades pedagógicas assíncronas coerentes com jornadas formativas em tempos de pandemia.

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Biografia do Autor

Daniel Mill, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFMG) e Graduado em Pedagogia (UFV), com estágios pós-doutoral em Educação a Distância (ULisboa/UAb-PT) e em Educação e Tecnologias (UCoimbra/UAb-PT). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8336-3645, Lattes: http://lattes.cnpq.br/1515286597269486. Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor Assossiado, Departamento de Educação, Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte-UFSCar).

Achilles Alves de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduado em Educação Física (UnB), Especialista em Educação e Tecnologias (UFSCar) e Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG), ORCID https://orcid.org/0000-0001-7478-0810, Lattes http://lattes.cnpq.br/2166879227141655, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Professor de Educação Básica, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte-UFSCar).

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Graduado em Física (UnB), Mestre em Ensino de Física (UnB) e Doutor em Educação em Ciências (UFRGS), com estágio pós-doutoral em Educação (UFSCar), ORCID http://orcid.org/0000-0003-4945-3169, lattes http://lattes.cnpq.br/3108824986425884, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília, Professor Adjunto, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas.

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

MILL, D.; OLIVEIRA, A. A. de; FERREIRA, M. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 201–224, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 26 dez. 2024.