A DOCÊNCIA VIRTUAL E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO DA TUTORIA NA REDE E-TEC BRASIL

Autores

  • Luciane Penteado Chaquime Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p97-107

Palavras-chave:

Docência virtual. Saberes docentes. Formação de professores. Educação a Distância. Rede e-Tec Brasil.

Resumo

Na atuação como mediador do processo de ensino-aprendizagem em cursos de Educação a Distância por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, o tutor virtual mobiliza, por um lado, saberes que compõem a base de conhecimento necessária à docência em geral. Por outro, constrói novos saberes ao refletir sobre sua prática, ampliando e diversificando essa base. Partindo desse contexto, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou mapear os saberes do tutor virtual, identificando sua natureza. Para a realização da investigação, empregouse a triangulação metodológica e percorreu-se as seguintes etapas: levantamento e estudo de bibliografia; coleta de dados utilizando-se questionário com questões abertas e fechadas, entrevista individual, sessões de entrevistas coletivas e análise de documentação oficial; sistematização e análise dos dados. Os resultados observados demonstram que a experiência na tutoria virtual tem potencial formador ao possibilitar a construção de novos saberes e, com isso, ampliar a base de conhecimento necessária à docência

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Biografia do Autor

Luciane Penteado Chaquime, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Matão.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

PENTEADO CHAQUIME, L. .; MILL, D. . A DOCÊNCIA VIRTUAL E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO DA TUTORIA NA REDE E-TEC BRASIL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 97–107, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p97-107. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12097. Acesso em: 22 dez. 2024.