Currículo e Jogos Digitais Educativos

possibilidades de articulação de demandas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p344-361

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Educação, jogos, Língua Portuguesa

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre como os jogos educativos podem auxiliar os currículos escolares a atender as demandas sociais. Foram selecionados dois campos recentemente inseridos por leis: (i) as relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira; e (ii) o incentivo à cultura de paz. Para associá-los, integramos jogos digitais aos processos de ensino e de aprendizagem e adotamos a método da pesquisa-ação. Os resultados do trabalho, desenvolvido em uma escola pública paulistana, demonstraram ser possível a integração das demandas sociais e dos conteúdos curriculares por meio de jogos educativos.

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Biografia do Autor

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Santo Amaro (UNISA)/ e Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). É psicanalista formada pela escola "Diálogos Abertos". Possui (i) Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997), (ii) especialização em Neuropsicopedagogia (2019) e (iii) especialização em Educação Inclusiva (2020) ambas pela Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos" .Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Doutora Honorís Causa pelo "El Centro de Asesoría Profesional Paulo Freire y La Asociaón de Educadores de Latiniamérica y el Caribe. Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia, (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona, (iv) Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currículo, (v) Pós-doutorado em Comunicação e Consumo na Universidade de Sevilha e (vi) Atualmente faz Pós-doutorado em Comunicação na Universidade de Cadiz (Espanha). Atualmente é coordenadora e professora permanente no Programa de Mestrado em Ciências Humanas (UNISA desde 2020 - 40 horas semanais) e professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP desde 2018 - 20 horas semanais).

Marcos Rogério Martins Costa, Universidade Federal de Brasilia

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral Universidade de São Paulo (USP); graduado em Letras (Português/Linguística) pela mesma instituição e em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atua, atualmente, como Professor no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e na Equipe Multidisciplinar do Centro de Educação a Distância da UnB. É escritor imortal da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), período de 1996-2018. Prémio Ordem Nacional do Mérito Educativo, Presidência da República Federativa do Brasil, 2002, Prêmios de Reconhecimento Acadêmico ?Zeferino Vaz?, Universidade Estadual de Campinas, 2002 e 2016, e Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Universidade Estadual de Campinas, 2016. Membro do Comitê de Assessoramento de Educação do CNPq (2011-2014); Membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, período de 01/07/2019 a 30/06/2022; Membro de Conselho Editorial de 12 periódicos, sendo 3 internacionais; Pesquisador principal do projeto ?Sistemas Sócio-Enativos?, financiado pela Fapesp. Professor Visitante do Lemann Center ? Universidade de Stanford, Califórnia, 2017-2018. Orientador de 50 doutorados e 39 mestrados concluídos.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-01

Como Citar

FARIAS COELHO, P. M.; COSTA, M. R. M.; VALENTE, J. A. Currículo e Jogos Digitais Educativos: possibilidades de articulação de demandas sociais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 344–361, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p344-361. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11382. Acesso em: 2 maio. 2024.