Curriculum and Educational Digital Games

the development of social demands

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p344-361

Keywords:

Ensino-aprendizagem, Educação, jogos, Língua Portuguesa

Abstract

The aim of this study is to reflect on how educational games can help school curricula to meet the social demands. Two fields recently inserted by laws were selected: (i) ethnic-racial relations and the teaching of Afro-Brazilian History and Culture; and (ii) the promotion of a culture of peace. To associate them, we integrate digital games into the teaching and learning processes and adopted the research-action method. The results of the study, developed in a public school in São Paulo, showed that it is possible to integrate social demands and curricular contents through educational games.

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Author Biographies

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Santo Amaro (UNISA)/ e Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). É psicanalista formada pela escola "Diálogos Abertos". Possui (i) Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997), (ii) especialização em Neuropsicopedagogia (2019) e (iii) especialização em Educação Inclusiva (2020) ambas pela Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos" .Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Doutora Honorís Causa pelo "El Centro de Asesoría Profesional Paulo Freire y La Asociaón de Educadores de Latiniamérica y el Caribe. Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia, (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona, (iv) Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currículo, (v) Pós-doutorado em Comunicação e Consumo na Universidade de Sevilha e (vi) Atualmente faz Pós-doutorado em Comunicação na Universidade de Cadiz (Espanha). Atualmente é coordenadora e professora permanente no Programa de Mestrado em Ciências Humanas (UNISA desde 2020 - 40 horas semanais) e professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP desde 2018 - 20 horas semanais).

Marcos Rogério Martins Costa, Universidade Federal de Brasilia

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral Universidade de São Paulo (USP); graduado em Letras (Português/Linguística) pela mesma instituição e em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atua, atualmente, como Professor no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e na Equipe Multidisciplinar do Centro de Educação a Distância da UnB. É escritor imortal da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), período de 1996-2018. Prémio Ordem Nacional do Mérito Educativo, Presidência da República Federativa do Brasil, 2002, Prêmios de Reconhecimento Acadêmico ?Zeferino Vaz?, Universidade Estadual de Campinas, 2002 e 2016, e Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Universidade Estadual de Campinas, 2016. Membro do Comitê de Assessoramento de Educação do CNPq (2011-2014); Membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, período de 01/07/2019 a 30/06/2022; Membro de Conselho Editorial de 12 periódicos, sendo 3 internacionais; Pesquisador principal do projeto ?Sistemas Sócio-Enativos?, financiado pela Fapesp. Professor Visitante do Lemann Center ? Universidade de Stanford, Califórnia, 2017-2018. Orientador de 50 doutorados e 39 mestrados concluídos.

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Published

2023-08-01

How to Cite

FARIAS COELHO, P. M.; COSTA, M. R. M.; VALENTE, J. A. Curriculum and Educational Digital Games: the development of social demands. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 344–361, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p344-361. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11382. Acesso em: 17 may. 2024.