Del encuentro-maestro, del cuidado y de las redes y colectivos docentes en América Latina
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p59-73Palavras-chave:
Redes e coletivos docentes. América Latina. Narrativa.Resumo
Neste texto, lançamos mão da narrativa como gênero textual, metodologia de pesquisa e fenômeno investigado para tecer algumas considerações acerca do movimento de redes e coletivos docentes na América Latina frente às políticas neoliberais de desconstrução da escola nos anos de 1990. Para tal, o artigo destaca princípios que podem ser percebidos no processo comunitário de trabalho e organização em redes docentes a partir do diálogo com saberes e experiências narradas envolvendo o encontro com cosmologias de povos tradicionais de nossa Latinoamérica, além de nosso próprio encontro como possibilidade de tessitura coletiva de nossos processos de transformação. O narrar os fluxos e acontecimentos da vida no movimento da escrita faz cintilar conceitos/ideias como encontro, escuta e cuidado, muito caros à perspectiva comunitária presente na proposta do trabalho em redes e coletivos docentes.
Downloads
Referências
113, p. 1195-1212, out.-dez. 2010.
ARAMAYO, O. Cinco poemas del agua. Disponible en https://hawansuyo.com/2016/05/13/cinco-poemas-del-agua-omar-aramayo/ Consultado en: 10 de enero de 2022.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BÁRCENA, F.; MÈLICH, J-C. La educación como acontecimiento ético: natalidad, narración y hospitalidad. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2014.
CÁISAMO, G. Conversaciones personales. Medellín: Organización Indígena de Antioquia, 2005.
DELGADO, M. Encuentros. Medellín; Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra: Archivo personal, 2020.
DUHALDE, M. Experiencias alternativas de formación docente: trabajo en redes y colectivos de educadores. In: BIRGIN, A. (comp.). Más allá de la capacitación: debates acerca de la formación de los docentes en ejercicio. Buenos Aires: Paidós, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
GODOY, R.; RIBEIRO, T. Chuva de estrelas: entre metáforas e narrativas para sentir/pensar caminhos investigativos desde nossas ancestralidades. Revista Educação Unisinos. V. 24, 2021.
HERNÁNDEZ, J. Carta a su director de tesis doctoral. Medellín: Archivo personal, 2020.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
KAYOICHI, K. Un grito de amor en el centro del mundo. España: Alfaguara, 2008.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2021.
MOLINA, J. G. Palabras que no tienen cosa: apuntes para una pedagogía de la distancia. Rosario: Homo Sapiens, 2014.
PORTA, L. La expansión biográfica. Buenos Aires: UBA, 2021.
RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2020.
RIBEIRO, T.; SOUZA, R. de; SAMPAIO, C. S. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018a.
_______.; _______.; _______. É possível a conversa como metodología de pesquisa? In: RIBEIRO, T.; SOUZA, R. de; SAMPAIO, C. S. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018b.
RIBEIRO, T.; SAMPAIO, C. S.; SOUZA, R. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 135–154, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i1.9271. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271. Acesso em: 18 fev. 2022.
ROJAS, A. Reunión de grupo de prácticas. Medellín: Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra, 2019.
SAMPAIO, C. S. Redes coletivas de (auto)formação docente: narrativas, experiências e a (re)construção de saberes e fazeres alfabetizadores. In: MORAES, D. Z; LUGLI, R. S. (Orgs.). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto)biográficas como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
SKLIAR, C. Pedagogías de las diferencias: notas, fragmentos, incertidumbres. 4ª reimpressão. Buenos Aires: Noveduc, 2017.
SUÁREZ, D. Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. In: ALLIAUD, A; SUÁREZ, D. (coords.). El saber de la experiencia: narrativa, investigación y formación docente. Buenos Aires: Editora da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires; CLACSO, 2011.
SYLVA, I. Sobre el cuidado de sí. Medellín: Archivo personal, 2022.
TOKARCZUK, O. Sobre los huesos de los muertos. Medellín: Editorial Océano, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017