Del encuentro-maestro, del cuidado y de las redes y colectivos docentes en América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p59-73

Palavras-chave:

Redes e coletivos docentes. América Latina. Narrativa.

Resumo

Neste texto, lançamos mão da narrativa como gênero textual, metodologia de pesquisa e fenômeno investigado para tecer algumas considerações acerca do movimento de redes e coletivos docentes na América Latina frente às políticas neoliberais de desconstrução da escola nos anos de 1990. Para tal, o artigo destaca princípios que podem ser percebidos no processo comunitário de trabalho e organização em redes docentes a partir do diálogo com saberes e experiências narradas envolvendo o encontro com cosmologias de povos tradicionais de nossa Latinoamérica, além de nosso próprio encontro como possibilidade de tessitura coletiva de nossos processos de transformação. O narrar os fluxos e acontecimentos da vida no movimento da escrita faz cintilar conceitos/ideias como encontro, escuta e cuidado, muito caros à perspectiva comunitária presente na proposta do trabalho em redes e coletivos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Sanches Sampaio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro. Brasil. E-mail: carmensanches.unirio@gmail.com. Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF).

María Yanet Gómez Sosa, Universidad de Antioquia

Magíster en Educación y Derechos humanos (UNAULA). Candidata a doctora en Educación. Programa específico de formación en Investigación narrativa y (auto) biográfica en educación de la Universidad Nacional de Rosario (UNR)-Argentina. Docente de cátedra de la Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra, Universidad de Antioquia. Colombia. E-mail: yanet.gomez@udea.edu.com  Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF).

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Professor e Orientador Pedagógico/ Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES), Brasil

Tutor e Orientador de Doutorado no Curso de Doutorado em Educação/ Programa Específico de formação em Investigação Narrativa e (Auto)biográfica em Educação/ Universidade Nacional de Rosário, Argentina

Co-coordenador do Grupo de Pesquisa ArteGestoAção/ INES.

Referências

ALVES, N. A compreensão de políticas na pesquisa com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n.
113, p. 1195-1212, out.-dez. 2010.

ARAMAYO, O. Cinco poemas del agua. Disponible en https://hawansuyo.com/2016/05/13/cinco-poemas-del-agua-omar-aramayo/ Consultado en: 10 de enero de 2022.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BÁRCENA, F.; MÈLICH, J-C. La educación como acontecimiento ético: natalidad, narración y hospitalidad. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2014.

CÁISAMO, G. Conversaciones personales. Medellín: Organización Indígena de Antioquia, 2005.

DELGADO, M. Encuentros. Medellín; Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra: Archivo personal, 2020.

DUHALDE, M. Experiencias alternativas de formación docente: trabajo en redes y colectivos de educadores. In: BIRGIN, A. (comp.). Más allá de la capacitación: debates acerca de la formación de los docentes en ejercicio. Buenos Aires: Paidós, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.

GODOY, R.; RIBEIRO, T. Chuva de estrelas: entre metáforas e narrativas para sentir/pensar caminhos investigativos desde nossas ancestralidades. Revista Educação Unisinos. V. 24, 2021.

HERNÁNDEZ, J. Carta a su director de tesis doctoral. Medellín: Archivo personal, 2020.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

KAYOICHI, K. Un grito de amor en el centro del mundo. España: Alfaguara, 2008.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2021.

MOLINA, J. G. Palabras que no tienen cosa: apuntes para una pedagogía de la distancia. Rosario: Homo Sapiens, 2014.
PORTA, L. La expansión biográfica. Buenos Aires: UBA, 2021.

RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2020.

RIBEIRO, T.; SOUZA, R. de; SAMPAIO, C. S. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018a.

_______.; _______.; _______. É possível a conversa como metodología de pesquisa? In: RIBEIRO, T.; SOUZA, R. de; SAMPAIO, C. S. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018b.

RIBEIRO, T.; SAMPAIO, C. S.; SOUZA, R. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 135–154, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i1.9271. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271. Acesso em: 18 fev. 2022.

ROJAS, A. Reunión de grupo de prácticas. Medellín: Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra, 2019.

SAMPAIO, C. S. Redes coletivas de (auto)formação docente: narrativas, experiências e a (re)construção de saberes e fazeres alfabetizadores. In: MORAES, D. Z; LUGLI, R. S. (Orgs.). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto)biográficas como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

SKLIAR, C. Pedagogías de las diferencias: notas, fragmentos, incertidumbres. 4ª reimpressão. Buenos Aires: Noveduc, 2017.

SUÁREZ, D. Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. In: ALLIAUD, A; SUÁREZ, D. (coords.). El saber de la experiencia: narrativa, investigación y formación docente. Buenos Aires: Editora da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires; CLACSO, 2011.

SYLVA, I. Sobre el cuidado de sí. Medellín: Archivo personal, 2022.

TOKARCZUK, O. Sobre los huesos de los muertos. Medellín: Editorial Océano, 2009.

Publicado

2022-05-28

Como Citar

SAMPAIO, C. S.; SOSA, M. Y. G. .; RIBEIRO, T. Del encuentro-maestro, del cuidado y de las redes y colectivos docentes en América Latina. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 59–73, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p59-73. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13692. Acesso em: 22 dez. 2024.