BULLYING, UMA DOENÇA SOCIAL QUE NÃO DEVE SER IGNORADA: MULTIMÍDIA PARA SUA PREVENÇÃO, COM A INTENÇÃO DO BULLYING HOMOFÓBICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a13594

Palavras-chave:

Bullying, Bullying homofóbico, Prevenção, Multimídia

Resumo

A palavra bullying descreve uma maneira de tratar as pessoas. Seu significado fundamental é: assediar, incomodar, assediar, atrapalhar ou agredir fisicamente alguém. Pesquisas estrangeiras sugerem que ocorre em pouco tempo (entre 30 e 40 segundos) e apenas aproximadamente um em cada 25 professores é capaz de identificá-lo; Também se expressa de várias maneiras: nenhum país está isento de situações desse tipo, mas em Cuba não há evidências científicas para avaliar a magnitude do problema. Até hoje, constitui um assunto pouco abordado em nossa sociedade, principalmente porque é visto por muitos como uma etapa normal pela qual devem passar escolares, adolescentes e jovens durante seu desenvolvimento. Portanto, projetar uma multimídia que contribua como material de referência para a preparação de professores na prevenção do bullying, dando atenção especial ao bullying homofóbico, foi o objetivo da pesquisa que deu origem ao presente estudo. Por outro lado, a sensação de impunidade proporcionada pelas novas tecnologias traz sérias consequências para os afetados. Evitar abusos de bullying é assunto de todos. Os professores, como profissionais cientificamente preparados para educar, devem comunicar, dominar os métodos educativos para formar as novas gerações. Através da conceção e utilização de multimédia que é taxado como material de referência para a preparação de professores na Prevenção do bullying, dando especial atenção ao bullying homofóbico, o professor consegue conhecer, consciencializar, identificar e evitar a incidência nos nossos centros.

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Biografia do Autor

Elaine Cejas Hernández, Profesora na Universidad Agraria de la Habana - Cuba

Licenciada em Psicología, Cursando Maestría en “Sexología y Sociedad” por El Centro Nacional de Estudios sobre Sexualidad (Cenesex)

Belkis Caridad de Vera Olivera, Profesora na Universidad Agraria de la Habana - Cuba

Máster em Educación Superior por El Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona

Liannet Coello Pérez, Adiestrada Centro Universitario Municipal Bejucal de laUniversidad Agraria de la Habana - Cuba

Licenciada em estúdios Socioculturales

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Publicado

2022-02-05

Como Citar

HERNÁNDEZ, E. C.; OLIVERA, B. C. de V.; PÉREZ, L. C. BULLYING, UMA DOENÇA SOCIAL QUE NÃO DEVE SER IGNORADA: MULTIMÍDIA PARA SUA PREVENÇÃO, COM A INTENÇÃO DO BULLYING HOMOFÓBICO. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 2, p. e13594, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol2.i.a13594. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13594. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENFRENTANDO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

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