Notícias

  • Chamada para Dossiê Temático RELIGIÃO, POPULISMO E GLOBALIZAÇÃO

    2021-03-26

     

    O fenómeno religioso apresenta hoje profundas implicações no populismo de direita e esquerda que tem vindo a afirmar-se na política, um pouco por todo o mundo. Isso acontece quando os líderes populistas utilizam a religião para se legitimarem ou a fim de captarem a atenção e o apoio das massas, como também no subtipo de populismo que poderemos designar de “populismo religioso”, em que os líderes do campo da fé recorrem a técnicas semelhantes às do populismo político para alcançarem e manterem a sua liderança e poder nalgumas estruturas religiosas. Acresce que as dinâmicas da globalização vieram amplificar estes fenómenos mas também introduzir maior complexificação nas sociedades, através dos movimentos migratórios e das vagas de refugiados que cruzam terra, ar e mar em todo o mundo, provocando sentimentos de receio e insegurança amplamente manipulados pelos populismos. Com este dossier pretende-se reflectir sobre as relações e cruzamentos que se verificam entre estes fenómenos: a religião, o populismo e a globalização.

     

    Encerramento: 30 de junho de 2021.

     

    Instruções:

    - Os manuscritos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês (OBS: após aprovação será necessário o envio da versão em língua estrangeira, para submissões inicialmente em português / no caso de submissão em língua estrangeira, após aprovação, será necessário envio da versão em português).

    - As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da DIAPI (https://www.revistas.uneb.br/index.php/dialogos/about/submissions)

    - Os manuscritos devem ser enviados via sistema da DIAPI (https://www.revistas.uneb.br/index.php/dialogos/login) indicando nos COMENTÁRIOS PARA O EDITOR que a proposta deve ser direcionada ao dossiê RELIGIÃO, POPULISMO E GLOBALIZAÇÃO.

     

     - OBS: todas as propostas submetidas passarão por análise preliminar dos organizadores/editores para verificação de adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam selecionados, serão encaminhados para o processo de revisão às cegas por pares, conforme as normas da DIAPI.

     

    Organização:

    - José Brissos-Lino - Universidade Lusófona;

    - José Eduardo Franco - Universidade Aberta;

    - José Carlos Lopes de Miranda - Universidade Católica – Centro Regional de Braga.

     

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê Temático RELIGIÃO, POPULISMO E GLOBALIZAÇÃO