Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário (como versão ampliada de publicação em Anais, ...), deve-se justificar em "Comentários ao editor"
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 entre linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas

Diretrizes para Autores

1 Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) publica trabalhos inéditos redigidos em português, espanhol, francês e/ou inglês.

  • Os manuscritos com intuito de publicação na DIAPI deverão ser encaminhados pelo portal da revista. Caso a/o proponente ainda não seja registrado, favor realizar seu cadastro em https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/user/register caso já tenha acesse o portal em https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/login
  • Serão aceitos textos na forma de artigos de pesquisa original, revisão de literatura, relatos de experiências e/ou de casos, entrevistas, traduções, resenhas, ensaios, documentos e pontos de vista que apresente explicita aproximação com as áreas da Interdisciplinaridade, Ciências Humanas e Ciências Sociais, conforme o escopo da revista.
  • A(o)(s) autor(a)(es) deve(m) apresentar uma declaração de que o manuscrito não está em avaliação em nenhum(a) outra(o) revista/periódico acadêmico-cientifico.

2 Cada proposta submetida poderá ter até quatro (4) autoras(es). Toda(o)(s) a(o)(s) autor(a)(s) devem estar, pelo menos, cursando mestradro. Casos especiais poderão ser análisados pela Equipe Editorial da DIAPI.

3 A versão inicial deve ser submetida em formato ‘.doc’ ou ‘.docx’, respeitando-se os limites de tamanhos apresentados a seguir:

  • Artigos, ensaios, entrevistas e traduções: de 10 a 30 laudas, sem contar as referências, anexos e apêndices;
  • Resenhas e pontos de vista devem apresentar até 3.000 palavras.

4 Junto com o texto, deve ser encaminhada autorização para publicação do trabalho, se aprovado no processo de avaliação e indicada pela Equipe Editorial da DIAPI. O modelo para a autorização pode ser encontrado no site da Revista.

5 Todos os textos enviados para a DIAPI serão submetidos à apreciação Editorial, que analisará sua adequação às suas Normas e suas Políticas Editoriais, decidindo por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.

6 O texto encaminhado (artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, relatos de experiências e/ou de casos, entrevistas, traduções, resenhas e pontos de vista) será objeto de avaliação técnica prévia pela Equipe Editorial. Ao ser considerado pertinente ao escopo, o texto será encaminhado para apreciação de pareceristas em regime de avaliação AD-HOC (duplo-cego: com os nomes da(o)(s) parecerista(s) e da(o)(s) autora(es) permanecendo em sigilo - - a(o)(s) revisora(e)(s) são independentes da(o)(s) autora(es) e filiada(o)(s) a instituições diferentes), que decidirão pela aceitação/aprovação ou rejeição/reprovação para publicação do texto submetido.

7 As resenhas bibliográficas deverão ser de livros recentes, publicados preferencialmente nos últimos cinco (5) anos, e apresentar a referência completa da obra analisada, especificando: autor(a)(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas.

8 O padrão adotado pela revista para citações e referência seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor.

  • O trabalho que estiver fora das normas e destas orientações não será enviado para avaliação do Conselho Editorial.
  • Se necessário, mesmo que o texto tenha sido considerado aprovado, o manuscrito será devolvido para os devidos ajustes, visando à sua melhoria.

9 Nos artigos, ensaios, entrevistas, relatos de experiências, traduções e resenhas as notas explicativas devem vir no rodapé da página e as referências devem vir após o texto, seguindo a ordem alfabética.

10 A DIAPI reserva-se o direito de evitar a publicação de trabalhos de mesma autoria (ou coautoria) na mesma seção do mesmo volume e/ou número. Configuram-se casos especiais a ocorrência de publicações especiais e/ou dossiês temáticos.

11 A digitação, a organização e a formatação devem seguir as seguintes orientações:

  • Papel tamanho A4 (21cm x 29,7cm) com margens direita e inferior com 3cm e esquerda e superior com 3cm;
  • Utilizar exclusivamente a fonte Arial;
  • Título em língua principal em fonte tamanho 14 em negrito, alinhamento centralizado, espaçamento 1,5 entre linhas;
  • Título em línguas secundárias (inglês e espanhol para textos completos em português) em fonte tamanho 12 sem negrito, alinhamento centralizado, espaçamento 1,5 entre linhas;
  • Nome(s) completo(s), conforme apresentado na Plataforma Lattes (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar) ou ORCID (orcid.org), da(o)(s) autora(es) em fonte tamanho 12, alinhamento à direita, espaçamento simples entre linhas;
  • Resumos e palavras-chaves em fonte tamanho 11, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas;
  • Títulos de seção em fonte tamanho 13 em negrito, alinhamento justificado, espaço entre linhas de 1,5, espaçamento de 24 pontos antes e 24 pontos depois e vinculado ao próximo parágrafo;
  • Títulos de subseção em fonte tamanho 12 em negrito, alinhamento justificado, espaço entre linhas de 1,5, espaçamento de 24 pontos antes e 24 pontos depois e vinculado ao próximo parágrafo – no caso de utilizar subseções, os títulos de seções e subseções devem ser hierarquicamente numerados em algarismos arábicos;
  • Corpo do texto em fonte tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 e recuo de 1,25cm na primeira linha do parágrafo;
  • Citações longas em fonte tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples e espaçamento de 18 pontos antes e 18 pontos depois;
  • Notas de rodapé em fonte tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples;
  • Identificação de ilustrações e tabelas em fonte tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas de simples e espaçamento de 12 pontos antes e 12 pontos depois;
  • Fontes de ilustrações e tabelas em fonte tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas de simples e espaçamento de 12 pontos antes e 12 pontos depois;
  • Ilustrações e tabelas em alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas de simples e espaçamento de 0 (zero) pontos antes e 0 (zero) pontos depois;
  • Referências em fonte tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples e espaçamento de 18 pontos depois;

12 Na folha de rosto devem constar o título do trabalho no idioma original e mais dois idiomas (inglês, espanhol e/ou francês para textos completos em português) citados no item 1 e afiliação completa de toda(o)(s) a(o)(s) autor(a)(es) em nota de rodapé e na seguinte ordem: maior titulação (doutoranda(o) ou doutor(a) em . . . pela Faculdade/Universidade ...), Integrante do Grupo de pesquisa . . . (conforme presente no diretório de grupos lattes - http://lattes.cnpq.br/web/dgp), função/Instituição (docente/pesquisador(a) na Faculdade/Universidade . . .), e-mail e o link do ORDID (https://orcid.org/).

13 Na primeira página do texto devem constar o título completo do manuscrito, título traduzido em outras duas línguas (inglês, espanhol e/ou francês para textos completos em português), o resumo do artigo com até 250 palavras seguido de até cinco palavras-chave (selecionadas conforme TESAUROS http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1 ou em DECS http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&interface_language=p&previous_page=homepage&previous_task=NULL&task=start) (assim como as versões em pelo menos mais duas línguas - abstract, resumen e/ou résumé; e das palavras-chaves em mais duas línguas - Key-words, Palabras clave e/ou Mots clés).

14 As referências devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas, de acordo com o sistema autor-data da NBR 10520.

  • Quando a referência tiver até três (3) autoras(es), todas(os) devem ser apresentadas(os). Acima dessa *quantidade, **a autoria deve citar o*(a) *primeiro(a) autor(a) seguido (a) de “et al.”
  • Exemplos para apresentação das referências:

a)        Artigo

Até 3 autores – ANACLETO, Ú. C.; SILVA, E. P.; LAGO, L. O. Práxis pedagógica e ciberformação docente em tempo de Covid-19: perspectivas e desdobramentos pedagógico-científicos. Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI), v. 1, p. e10484, 2020.

Com mais de 3 autores – MELO, F. T.; et al. Padrões motores fundamentais de crianças de uma escola baiana. Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI), v. 1, p. e10164, 2020.

b)       Livro

Com um autor – FREIRE, P. Pedagogia Dell’Autonomia. Rorino: Gruppo Abele, 2014.

Quando escrito/organizado por até 3 autoras(es) – SANTOS, J. J.; ARAÚJO, G. C.; CARVALHO, E. M. S. (Org.). Universidade e Escola: reflexões e práticas interdisciplinares. Curitiba: CRV, 2019.

Quando for escrito/organizado por mais de 3 autoras(es) – AMORIM, A. P. D. et al. (Org.). Ensino e produção do conhecimento na saúde, no esporte e na escola. Goiânia: Kelps, 2018. 

c)        Capítulo de livro

Com até 3 autoras(es) – SILVA, L. D. O.; MOREIRA, N. R. Formação de professores e relações étnico-raciais. In: TEIXEIRA, E. C. N. S.; PRADO, J. R.; BRITO, R. S. (Org.). Discussões sobre valorização docente. Curitiba: CRV, 2018. p.161-180.

Com mais de 3 autores – CRUSOÉ, N. M. C. et al. Práticas Pedagógicas: construindo estratégias para a ação docente. In: PIRES, E. D. P. B. et al. (Org.). Tecendo as Teias da Docência: vivências dos subprojetos interdisciplinar e pedagogia. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2017. p.19-25

d)       Trabalho apresentado em evento(s)

Com até 3 autoras(es): CRUZ, E. P.; BARZANO, M. A. L. Quem educa o educador em ciências e biologia? Considerações metodológicas de uma pesquisa de mestrado. Anais IX Colóquio do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: UESB, p.2875-2884, 2011.

Com mais de 3 autores – SANTOS, S. F. et al. Estudos da linha de pesquisa Educação, Linguagem, Cultura e Memória do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq). I Seminário de Educação e II Encontro da Rede de Gestão Interdepartamental A&B, 2013. Guanambi: UNEB, 2013.

OBS: Artigos originalmente submetidos por autores de instituições internacionais podem seguir a padronização da Associação Americana de Psicologia (APA).

15 As ilustrações devem ter resolução mínima de 300 dpi e estar inseridas o mais próximo possível do trecho do texto a que se refere. A identificação deve aparecer imediatamente acima da ilustração, precedida da palavra designativa (desenho, foto, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto. Imediatamente abaixo ilustração, deve(m) ser citada a(s) fonte(s), que identifica(m) o(s) responsável(is) pela mesma, precedida da palavra Fonte ou Fontes.

a) Exemplos

  • Tabela 1 - Proporção de docentes em Programas de Pós-Graduação do Brasil, segundo região geográfica, Brasil, 2019.
  • Figura 1 - Distribuição da produção científica brasileira em bases dados brasileiras, por ano de publicação.

16 A(s) autoria(s) da submissão assume(m) as responsabilidades éticas

  • Da fiança quanto a veracidade/integridade da(o)(s) informação(ões)/dado(s) apresentada(s)/tratada(s)/discutida(s) no corpo do texto;
  • Citações corretas e as adequadas identificações de referências/fontes mencionadas no manuscrito;
  • Da não declaração(ões) de natureza caluniosa/difamatória e/ou que viole direitos de propriedade de qualquer natureza;
  • Referente a identificação e citação de potenciais conflitos de interesses presentes na escrita/apresentação/publicação do texto;
  • Da informação imediata a equipe editorial da revista a ocorrência de problemas no manuscrito de sua(s) autoria(s), para a célere correção mesmo em situação de já ter sido publicado (na forma de errata;
  • Que todas(os) as(os) autores que assinam a proposta tenham participado/contribuído efetivamente na concepção, delineamento do estudo, análise dos dados, interpretação dos resultados, na redação e/ou revisão crítica do conteúdo;

17 São consideradas violações das boas práticas éticas, portanto, indicativas de más condutas éticas, por parte das(os) autoras(es) proponente(s)

  • Obtenção e/ou tentativa de publicação em duplicidade;
  • Suspeita de similaridade na escrita encaminhada a DIAPI;
  • Fabricação de informações/dados;
  • Apresentação/alteração/inclusão de autoria indevida;
  • Não relatar conflito de interesse conhecido(s)/reconhecido(s) pelas(os) autora(es);
  • Problema ético em pesquisa/manuscrito submetido com o intuito de publicação acadêmica-científica;

18 A DIAPI não cobra taxa de processamento para submissão, avaliação e publicação a(o)(s) autor(a)(es) e permite livre acesso para leitura a todo o conteúdo publicado em suas edições.

19 Todo Manuscrito submetido a DIAPI passa por análise em programa de antiplágio, para a identificação do possível plágio (cópia intelectual sem o devido crédito) e autoplágio (reprodução total ou parcial de outra publicação da autoria responsável pela submissão). Em situação de autoplágio a DIAPI poderá devolver a proposta para que a(s) autora(s) realizem adequação de menção referenciada.

20 Sugere-se fortemente que após aprovação para publicação na DIAPI a(o)(s) autor(a)(s) apresentem uma versão similar do manuscrito em pelo menos uma outra língua, para publicação associada à versão original. 

 

Artigos (FLUXO CONTíNUO)

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.