ORTOGRAFIA: UM COMPONENTE ELEMENTAR PARA COMUNICAÇÃO EFICAZ
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a13599Palavras-chave:
Ortografia, Semântica, Sintaxe, Abordagem cognitiva, Comunicativa e socioculturalResumo
O objetivo deste trabalho é contribuir para o melhor uso da linguagem de modo que afete a escrita correta, uma vez que está sendo afetada pelo uso excessivo dos meios audiovisuais e pelo progresso tecnológico em nível nacional e global. Nem todos os professores desenvolvem em seus alunos as habilidades necessárias nesta matéria a partir das disciplinas que lecionam, o que ameaça a preparação para a vida dos graduados. Além disso, destaca-se o papel da Ortografia como ciência e sua função de manter a unidade linguística compartilhada por uma comunidade de falantes e os componentes que a fortalecem, como a expressão oral e escrita, a leitura e a gramática. O desenho de uma estratégia metodológica para fortalecer a formação de professores segundo critérios básicos de semântica, sintaxe e pragmática, tem sua origem na tríade que reúne a palavra, o conceito e a realidade significada a partir de uma abordagem cognitiva, comunicativa e sociocultural, para que no Ensino Superior seja alcançada uma apropriação do conhecimento ortográfico com a qualidade exigida em uma graduação universitária.
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