GÊNERO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SUJEITO NA REALIDADE CUBANA
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a13598Palavras-chave:
Sexualidade, Gênero, Educação, Políticas públicasResumo
A sexualidade é um aspecto fundamental da condição humana, presente ao longo da vida; engloba sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. comportamentos socialmente atribuídos ao que é ser mulher ou homem. A Revolução é herdeira de uma cultura patriarcal e homófona; Da mesma forma, a escola pública cubana, de acesso universal e gratuito, é um espaço fundamental de socialização e, como tal, é um importante transmissor de modelos de ser homem e mulher, podendo às vezes contribuir para reforçar as desigualdades, mesmo quando há programas de prevenção. e promoção de subprogramas de acolhimento como Educação em Sexualidade com enfoque de Gênero e Direitos, é importante e necessário incorporar diretamente a equidade de gênero e os direitos humanos, uma vez que essas questões não são explicitamente assumidas. Promover a equidade entre os sexos, baseada no respeito, na reciprocidade e na participação plena de ambos na melhoria da qualidade de vida, numa perspectiva que norteie a educação para entender o sexo como o que somos, homens e mulheres, e que justamente por sermos sexualizados somos são diferentes, únicos e irrepetíveis, é hoje um propósito que urge prioritariamente.
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