A TRADIÇÃO LITERÁRIA GÓTICA EM HUMBERTO DE CAMPOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13763098Palavras-chave:
Convenções góticas, Humberto de Campos, O monstro e outros contosResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a presença de elementos característicos da tradição gótica nos contos “A Noiva”, “Morfina” e “Retirantes”, da ontologia O monstro e outros contos (1932), do polêmico escritor maranhense Humberto de Campos. Tais obras apresentam uma estrutura de texto baseada em elementos próprios da poética do gótico literário, tais como a apresentação do espaço como locus horribilis, a presença de personagens com aspectos monstruosos, o aparecimento da entidade fantasmagórica como representação do passado que atormenta o presente, e, sobretudo, a criação do medo como prazer estético. Assim, essa pesquisa visa mostrar ainda de que forma esses elementos adaptados a uma cultura e época diferentes aparecem na escrita brasileira. Por se tratar de uma pesquisa com abordagem qualitativa, será realizado uma análise bibliográfica de autores voltados para o estudo do gótico. Desse modo, como fundamentação teórica, serão abordados pesquisadores como Júlio França (2014; 2015; 2017; 2018), Alexander Meireles (2010), Maurício Menon (2007) Marina Sena (2018) entre outros que se debruçam sobre o estudo dessa literatura no Brasil. Dessa forma, esse texto busca, ademais, desconstruir uma imagem periférica das narrativas góticas, tentando resgatar autores que simpatizaram por essa estética, e mostrar sua contribuição para os atuais estudos da literatura gótica.
Downloads
Referências
BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
BOTTING, F. Gothic. 2nd ed. London: Routledge, 2014.
BURKE, E. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo. Campinas: Leya, 1993.
CAUSO, R. de S. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875-1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
CASTRO, H. B. O sobrenatural no regionalismo brasileiro do final do século XIX e do início do XX. Revista Versalete, v.6, n.10, p.170-187, 2018.
CARNEIRO, F. S. B. Bocatorta e a manifestação do gótico na literatura brasileira. In: SIMPÓSIO NACIONAL E INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 3, 2013, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2013.
FRANÇA, J. As sombras do real: a visão de mundo gótica e as poéticas realistas no Brasil. In: CHIARA, A.; ROCHA, F. D. (Org.). Literatura Brasileira em Foco VI: em torno dos realismos. Rio de Janeiro: Casa Doze, 2015. p.133-146.
FRANÇA, J.; SENA, M. Do Naturalismo ao Gótico: as três versões de “Demônios”, de Aluísio Azevedo. Revista Soletras, n.27, p.95-111, 2014.
FRANÇA, J.; SILVA, D. A. P. Aspectos góticos na estrutura narrativa de “Sarapalha”, de Guimarães Rosa. Nonada: Letras em Revista, v.2, n.29, p.185-200, 2017.
FRANÇA, J. Processos de composição da personagem na ficção gótica: as figurações do monstro humano. In: GARCIA, F.; et al. (Org.). A personagem nos mundos possíveis do insólito ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, v.1, 2018. p. 197-207.
MENON, M. C. Figurações do Gótico e de seus desmembramentos na literatura brasileira de 1843 a 1934. 2007. 257 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
SENA, M. F. O gótico-naturalismo na literatura brasileira oitocentista. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SILVA, A. M. Um monstro entre nós: a ascensão da literatura gótica no Brasil da Belle Époque. Revista do SELL, v.2, n.1, p.1-21, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Carolina Moraes da Silva, Naiara Sales Araujo Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.