PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM INÍCIO DE CARREIRA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

Palavras-chave:

Desafios. Educação Infantil. Perspectivas. Professoras iniciantes.

Resumo

É perceptível o quanto o desenvolvimento profissional é permeado por inúmeras descobertas, desafios e sentimentos que provocam nos professores iniciantes na carreira um choque de realidade. Partindo desta ideia, o presente artigo tem por finalidade averiguar as perspectivas e os desafios enfrentados pelas professoras no início da carreira na Educação Infantil no município de Guanambi, estado da Bahia. Este estudo foi norteado pelos seguintes objetivos: identificar o perfil profissional das professoras que atuam na Educação Infantil e investigar quais são as perspectivas e os desafios enfrentados pelas professoras de Educação Infantil no início da carreira. Adotamos como pressupostos teóricos alguns documentos legais que norteiam a Educação Infantil e o curso de Pedagogia, bem como o estudo dos referidos autores: Barbosa (2010), García (1999), Gomes (2009), Huberman (1995), dentre outros. A concepção metodológica que direcionou a pesquisa foi um estudo de campo de abordagem qualitativa, no qual foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e o questionário. As participantes da pesquisa foram dez professoras da Educação Infantil com até cinco anos de carreira docente. Os resultados apontam que a maioria das profissionais da área tiveram o desejo de ser professora ainda quando criança, levando-as a seguirem na profissão. Sobre os desafios que elas tiveram no início da carreira docente destacam-se: a falta de monitoria, crianças com necessidades educacionais especiais e a distância entre teoria e prática. Contudo, percebe-se que no decorrer da experiência docente elas aprimoraram sua prática pedagógica e foram superando os desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Rodrigues Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Guanambi - Brasil

Licenciada em Pedagogia. Monitora de Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Guanambi. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire

Djanira Ribeiro Santana, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Educação e Contemporaneidade. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire e membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Social.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

BARBOSA, Maria Carmem. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. Belo Horizonte. 2010.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari, Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2019.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 10 out. 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Deporto/Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução. v.1. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia. Resolução CNE/CP 01 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

CME. CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Resolução Nº 002 de 22 de dezembro de 2008. Fixa normas para o funcionamento de instituição de Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Guanambi e dá outras providências. Guanambi, 2008.

DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles; FARIA Vitória Líbia Barreto de. Currículo na educação infantil: Diálogo com os elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora. 1995. p.31-61.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

KRAMER, Sonia (org.). Profissionais da educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

KUHLMANN JÚNIOR., Moysés. Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n.78, p. 17-26, 1991.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Educação da infância: história e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

Publicado

2020-11-02

Como Citar

Rodrigues Gomes, T., & Santana, D. R. (2020). PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM INÍCIO DE CARREIRA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Cenas Educacionais, 3, e9506. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9506

Edição

Seção

Dossiê Temático