TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE PARA A PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS NO DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
Tecnologia Biomédica, Educação continuada, Mortalidade, Epidemiologia, Controle de qualidadeResumo
Este estudo teve por objetivo descrever a utilização das tecnologias educacionais como estratégia para a Educação Permanente das Comissões de Revisão de Óbito. Trata-se de um estudo de intervenção educativa realizado em 2020 pela equipe da Gerência de Informação e Análise da Situação em Saúde (GIASS) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, realizado em 2020 e que envolveu três etapas: identificação dos problemas, uso das Tecnologias Educacionais e avaliação do processo. A análise dos dados foi realizada por meio de frequência relativa e absoluta e apresentadas em forma de tabelas e gráficos. Há aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para esse estudo. Em 2019, houve baixo percentual dos registros (16%) dos óbitos no FormSUS, indicando que as Comissões ainda não estavam estruturadas para execução da investigação da causa básica de óbito. Desse modo, as tecnologias educacionais foram úteis para aprimorar o processo de trabalho das Comissões. A partir dessa experiência foi possível ter uma devolutiva das informações em tempo oportuno, com maior adesão ao FormSUS em 2020 (36%), pelas Comissões. A intervenção possibilitou melhoria no registro dos dados disponibilizados pelas comissões por meio do FormSUS e consequentemente viabilizou a qualificação do Sistema de Informação sobre Mortalidade de forma rápida e eficaz.
Downloads
Referências
AIRES, M. B.; RAGGI, F. Contribuições das TIC na educação permanente para profissionais de enfermagem. Rev Refer, p. 1–15, 2015.
ARAÚJO, D. F. P. D. et al. COMO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PODEM REVOLUCIONAR A SAÚDE E A MEDICINA. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 15, p. 23–23, 17 jul. 2019.
AZEVEDO, I. C. DE et al. Educação Continuada em Enfermagem no Âmbito da Educação Permanente em Saúde: Revisão Integrativa de Literatura. Saúde e Pesquisa, v. 8, n. 1, p. 131–140, 22 jun. 2015.
BALBINO, A. C.; SILVA, A. N. S.; QUEIROZ, M. V. O. El impacto de las tecnologías educativas en la formación de profesionales a cargo de la atención neonatal. Revista Cuidarte, v. 11, n. 2, 13 maio 2020.
BENEDETTI, M. S. G. et al. Evaluation study of the garbage codes research project in the northern region of Brazil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, n. Suppl 3, 2019.
BRASIL. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [s.l: s.n.]. p. 73
CARDOSO, R. B.; PALUDETO, S. B.; FERREIRA, B. J. Programa De Educação Continuada Voltado Ao Uso De Tecnologias Em Saúde: Percepção Dos Profissionais De Saúde. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 22, n. 3, p. 277–284, 2018.
CAVALCANTE, C. DA S. et al. Educação em saúde: Tecnologias educacionais em foco. [s.l.] Difusão Editora, 2018.
FRANÇA, T.; RABELLO, E. T.; MAGNAGO, C. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde em Debate, v. 43, n. spe1, p. 106–115, 2019.
GUIMARÃES, E. M. P.; GODOY, S. C. B. Educação permanente: uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para a capacitação profissional. Revista Mineira de Enfermagem, v. 12, n. 4, p. 451–451, 2008.
JORGE, P. DE M. Educação permanente em saúde em unidade de terapia intensiva utilizando tecnologias de educação à distância. 2017.
OLIVEIRA, G. F. DE. Educar numa perspectiva complexa e transdisciplinar: reflexões para uma docência sensível. Cenas Educacionais, v. 1, n. 2, p. 132-145, 2018.
OSSEGE, C. L. et al. Atuação do profissional de saúde residente no enfrentamento da covid-19: um relato de experiência da secretaria de estado de saúde do distrito federal. Cenas Educacionais, v. 3, p. e8489, 2020.
PISSAIA, L. F. et al. Tecnologia educacional no processo de formação de enfermeiros. Cinergis, v. 18, n. 3, p. 185–185, 2017.
SANTOS, E. DA S. Produção de material didático para educação mediada por tecnologia aplicada à saúde: uma proposta de sistema para a dialogicidade. 9 set. 2019.
SILVA, L. DO N. L. DA. Capacitação do profissional de saúde: impactos e perspectivas da gestão do conhecimento. Tese—Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 30 mar. 2017.
SOUSA, R. P. DE et al. Formação continuada e conectivismo: um estudo de caso referente às transformações da prática pedagógica no discurso do professor. Teorias e práticas em tecnologias educacionais, p. 195–222, 2016.
SOUZA, M. V.; GIGLIO, K. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015.
VICENTE, C. et al. Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais. Revista gaucha de enfermagem, v. 40, p. e20180483–e20180483, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.