TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE CURRÍCULO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Palavras-chave: Ciências Contábeis, Currículo, Estado do Conhecimento

Resumo

O presente texto apresenta percurso de investigação, parte da escrita de tese de doutoramento, sobre os currículos dos cursos de Ciências Contábeis, pauta do programa de pesquisa do/no Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE). Tal proposição está fundada na busca por informações acerca da eleição dos objetos pesquisados, das fontes utilizadas e dos problemas registrados, nas teses e dissertações defendidas no Brasil sobre os currículos dos cursos de Ciências Contábeis. Diante disso, levantamos e selecionamos as produções disponibilizadas no banco de dados da Biblioteca Digital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP), a partir dos descritores Currículo AND “Ciências e Contábeis”. Nesse contexto, vale destacar que temos em atividade 1922 cursos de graduação em Ciências Contábeis, sendo 1686 presenciais e 236 à distância, que intentam formar indivíduos para o mercado de trabalho, com a ideia do futuro do profissional contábil, apto a acompanhar a tendência global. Diante disso, inferimos que a pesquisa sobre Ciências Contábeis e Currículo indica demanda crescente de objetos, fontes, temáticas e/ou problemas, que necessitam ser discutidos e aprofundados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Denise Ribeiro Mendonça Maldonado, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Mestra em Agronegócios. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar.

Referências

ALEXANDRE, Elimar Rodrigues. A temática ambiental no curso de graduação de ciências contábeis: um enfoque a ambientalização curricular. 2014. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.

ALVES, Diego Saldo. Alinhamento entre os conteúdos de contabilidade nos cursos de ciências contábeis no Brasil com os pronunciamentos técnicos do CPC harmonizados com as normas internacionais de contabilidade. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.

ARAÚJO, Manoel Antônio Oliveira. Reformulação curricular do curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a partir do olhar dos concluintes do curso do ano de 2012. 2014. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

APPLE, Michael Whitman. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARNEIRO, Juarez Domingues (Coordenador) et al. Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em ciências contábeis. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2009.

CARNEIRO, Juarez Domingues (Coordenador) et al. Matriz curricular para cursos de ciências contábeis. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2017.

CARVALHO, Ronaldo Frois de. Currículo de ciências contábeis: desafios para adoção ao novo modelo contábil brasileiro. 2010 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

CFC. Quantos somos. Profissionais da Contabilidade Ativos por Categoria e Região. Brasília: CFC, 2021a. Disponível em: https://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=1. Acesso em: 01 de jun. 2021.

CFC. Edital do Exame de Suficiência Edição nº 01/2021. Brasília: CFC, 2021b. Disponível em: https://d3du0p87blxrg0.cloudfront.net/concursos/1513/1_1112277.pdf. Acesso em: 12 de maio 2021.

CFC. Relatórios estatísticos do exame de suficiência. Brasília: CFC, 2020. Disponível em: https://cfc.org.br/registro/exame-de-suficiencia/relatorios-estatisticos-do-exame-de-suficiencia/. Acesso em: 08 de mar. 2020.

CFC. Resultado da primeira edição do Exame de Suficiência. Jornal do CFC, Ano 14, n. 108, Brasília, abril/maio/junho 2011. Disponível em: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/02/jornal_108.pdf. Acesso em: 10 de mar. 2020.

DIAS, Ana Lucia de Souza. Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo, 2016.

DIEL, Elisandra Henn. Orientação curricular entre coordenadores de cursos de Ciências Contábeis e nos documentos orientativos. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2014.

DUTRA, Onei Tadeu. Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis. 2003. 153 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

ERFURTH, Alfredo Ernesto. Currículo mundial e o ensino de contabilidade: estudo dos cursos de graduação em ciências contábeis em instituições de ensino superior brasileiras e argentinas. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2009.

FARIAS, Angélica Miyuki. Perspectivas de linguagem no curso de Ciências Contábeis: tecendo a trama. 2018. 263 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

FROSI, Miriam. Um estudo sobre o alinhamento dos currículos dos cursos de ciências contábeis de IES da região sul do Brasil com as propostas de currículo da ONU/UNCTAD/ISAR e do Conselho Federal de Contabilidade. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2013.

INEP. Relatório Síntese de Área Ciências Contábeis. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2018/Ciencias_Contabeis.pdf. Acesso em: 21 de set. 2020.

INEP. Relatório Síntese de Área Ciências Contábeis. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2015/ciencias_contabeis.pdf. Acesso em: 21 de set. 2020.

INEP. Relatório Síntese de Área Ciências Contábeis. Brasília: INEP, 2012. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2012/2012_rel_ciencias_contabeis.pdf. Acesso em: 21 de set. 2020.

LIMA, João Conceição Teixeira. Comparação dos conteúdos curriculares no curso de Ciências Contábeis da PUC-SP com os melhores cursos das universidades brasileiras. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Site do e-MEC, março 2020. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 08 de mar. 2020.

MULATINHO, Caio Eduardo Silva. Educação contábil: um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Recife, 2007.

OLIVEIRA, Fernando Ronny de Freitas. A aderência das matrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis à proposta do Conselho Federal de Contabilidade e seu reflexo na aprovação no exame de suficiência. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2015.

OLIVEIRA, Marcos Aurélio de. O “estado da arte” das pesquisas em Contabilidade: um estudo exploratório-bibliométrico das dissertações apresentadas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais da PUC/SP. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

OTT, Ernani; PIRES, Charline Barbosa. Estrutura curricular do curso de ciências contábeis no Brasil versus estruturas curriculares propostas por organismos internacionais: uma análise comparativa. Revista Universo Contábil, FURB, v. 6, n.1, p. 28-45, jan./mar., 2010. Disponível em: www.furb.br/universocontabil. Acesso em: 07 de jan. 2018.

OTT, Ernani et al . Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 22, n. 57, p. 338-356, dez., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcf/a/jsYSG9zXpJLt3J5rvSWrgCg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 07 de fev. 2020.

PAVAN, Adriana. Política pública de avaliação: o enade no curso de ciências contábeis em uma universidade comunitária do noroeste do Rio Grande do Sul. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2018.

PEREIRA, Marcus Vinicius Medeiros. Fundamentos teóricos da pesquisa em educação: o ensino superior em música como objeto. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 221-233, jul./dez. 2013.

PERES, Danielle Augusto. A integração da dimensão técnico-científica à dimensão crítico-reflexiva no currículo de graduação em Ciências Contábeis: um estudo na Universidade Federal do Ceará. 2017. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

REIS, Elizabeth Vieira dos. Estudo sobre o alinhamento entre a estrutura curricular de cursos de ciências contábeis tocantinenses e a proposta de currículo do Conselho Federal de Contabilidade. 2017. 72f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Mestrado Interinstitucional USININOS & UFT. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

ROCHA, Jeanderson. Um estudo comparativo entre a aderência das matrizes curriculares adotadas pelas IES da capital paulista com a proposta da ONU/UNCTAD/ISAR e MEC/CFC. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

SANTOS, Lucíola L. C. P. Políticas públicas para o ensino fundamental: parâmetros curriculares nacionais e sistema nacional de avaliação (SAEB). Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, 2002. Disponível em: http://escoladegestores.mec.gov.br/site/3-sala_fundamentos_direito_educacao/textos_links/politicas_publicas_luciola_santos.pdf. Acesso em: 28 jul. 2018.

SCATOLA, Edmeia Soares Pinto. Reformas curriculares e os desafios da coordenação de um curso de ciências contábeis diante da gestão do projeto político pedagógico. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário FECAP, São Paulo, 2013.

SCHLINDWEIN, Antônio Carlos. O ensino de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino da Mesorregião do Vale do Itajaí/SC: uma análise das contribuições curriculares da Resolução CNE/CES N. 10/2004. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-Graduação em Ciências, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2007.

SCHMITZ, Janaina Lopes. Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao Enade e ao exame de suficiência do CFC. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SILVA, Euclides Bezerra da. Análise comparativa das instituições privadas de ensino: estudo sobre as matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo com maior aprovação no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

SILVA, Marli Auxiliadora da. De Portugal ao Brasil - a trajetória histórica do ensino superior de contabilidade (1940-1985): concepções e tendências relativas aos aspectos de formação dos profissionais em contabilidade. 2015. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

SILVA, Sidnei Celerino da. Desafios dos programas de graduação em Ciências Contábeis face às mudanças emergentes na pós-modernidade. 2014. 347 f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SILVA, Vanessa Ramos da. Enade e fluxo curricular nos cursos de graduação em ciências contábeis no Brasil. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

VIEIRA, Maila Karling. Política de Currículo para o curso de ciências Contábeis: relações entre a propostas da UNEMAT e a proposta de currículo mundial das Agências Multilaterais. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

Publicado
2021-06-02
Métricas
  • Visualizações do Artigo 520
  • ♪Áudio♪ downloads: 16
Como Citar
Maldonado, A. D. R. M. (2021). TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE CURRÍCULO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Cenas Educacionais, 4, e8182. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8182
Seção
Revisão de Literatura