FESTAS DO COLÉGIO, DIVERSÃO PARA TODA A CIDADE: O SANTANÓPOLIS E O LAZER EM FEIRA DE SANTANA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Palavras-chave:
Lazer, Feira de Santana, Colégio Santanópolis, História da EducaçãoResumo
Este artigo objetiva apresentar ao leitor reflexões acerca da importância do Colégio Santanópolis para a modernização da Cidade de Feira de Santana, no estado da Bahia na primeira metade do século XX, influenciando a cultura da cidade, ditando modos de pensar, viver e se divertir na urbe. Apresenta, principalmente, os alunos do Colégio Santanópolis como os protagonistas dessa relação entre a escola e a cidade no que se refere às possibilidades lazer compreendido como busca da diversão que esta ocorre num contexto marcado por múltiplas relações materiais e simbólicas. Serão destacadas atividades artísticos-culturais e esportivas nas quais o grêmio escolar estava envolvido e que extrapolava os muros da escola, transformando-se em uma atividade para a cidade influenciando decisivamente sua cultura e modos de viver.
Downloads
Referências
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandra Nivia Soares de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.