QUADRILHAS JUNINAS ESTILIZADAS: UMA POSSIBILIDADE DE LAZER PARA OS BRINCANTES DO MUNICÍPIO DE SANTO ESTÊVÃO-BA

Autores

Palavras-chave:

Quadrilhas juninas, Lazer, Brincantes

Resumo

Este estudo se constitui como uma investigação científica com o objetivo de analisar de que forma a participação dos brincantes em grupos de quadrilhas juninas estilizadas do município de Santo Estêvão-BA pode ser vista como uma prática de lazer. Foi realizado um estudo de campo, de abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através do questionário virtual. Para o tratamento analítico dos dados foi realizada a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, da qual emergiram duas categorias de análise: 1) o lazer como divertimento e descanso; que tratou do entendimento que os brincantes possuem acerca do lazer; 2) prazer e bem-estar: lazer nas quadrilhas juninas; que se referiu a participação dos brincantes nos grupos de quadrilhas juninas estilizadas e às funções que os mesmos atribuem ao lazer. Ficou evidenciado que os brincantes consideram a sua participação nos grupos de quadrilhas juninas uma prática de lazer, associada ao prazer e ao bem-estar e que, apesar de toda subjetividade inerente a motivação e a participação dos brincantes nos grupos de quadrilhas juninas estilizadas do município de Santo Estêvão, é possível identificarmos características referentes as atividades de lazer, tanto em relação as áreas de interesse deste, como em relação as funções a ele atribuídas pelos teóricos que embasaram este estudo.

    

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clayton Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Graduado em Educação Física. Presidente da Junina Renascer.

Suzana Alves Nogueira Souza, Professora na Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Educação Física Escolar.

Referências

ALMEIDA, M. A. B.; GUTIERREZ, G. L. O lazer no Brasil: do nacional-desenvolvimentismo à globalização. Conexões, v.3, n.1, p.36-57, 2005.

BARDIN L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2011.

BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.19, n.3, p.183-197, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. O que é a Covid-19? Brasília, 2021.

DI DEUS, Eduardo. Quadrilhas juninas como um movimento de juventude em Rio Branco, Acre. Sociedade e Cultura, v. 17, n. 1, 2015.

DIENER, E.; LUCAS, R. F. Subjective emotional well being. In: LEWIS, M.; HAVILAND, J. M. (Orgs.). Handbook of Emotions. New York: Guilford. 2000. p. 325-337

DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

GALLARDO, J. S. P. et al. Delimitando os conteúdos da cultura corporal que correspondem à área de Educação Física. Conexões, v.1, n.1, p.39-54, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v.1, n.1, p.3-20, 2014.

GOMES, C. L. Lazer, trabalho e educação-relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

GOMES, C. M. Dumazedier e os estudos do lazer no Brasil: breve trajetória histórica. In: Seminário Lazer em Debate, v. 9, 2008, São Paulo. Anais..., São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, Pensar, Agir: Corporeidade e educação. 2 ed. São Paulo: Papirus, 1994.

ISAYAMA, H. F. Atuação do profissional de educação física no âmbito do lazer: a perspectiva da animação cultural. Motriz. Revista de Educação Física, v.15, n.2, p.407-413, 2009.

LEITE, F. F. et al. Corpo, cultura e movimento: reflexões sobre a motricidade humana em uma perspectiva fenomenológica. Corpoconsciência, v.22, n.3, p.58-73, 2018.

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 12 ed. São Paulo: Papirus editora, 2007.

MELO, L. Q. “Na minha quadrilha só tem gente que brilha”: corporalidades dissidentes e direitos humanos nas quadrilhas juninas do Recife/PE. 2018. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) Universidade Federal de Pernambuco, 2018.

MELO, V. A. A cidade, o cidadão, o lazer e a animação cultural. In: FREITAS, R (org.). Comunicação, cidade e cultura. Rio de Janeiro, 2003.

MINAYO, M. C. L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, N. S. et al. Que quadrilha é essa? Busca por sentidos em uma dança em transformação. Aparecida de Goiânia, 2018. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Dança) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2017.

DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2022. https://dicionario.priberam.org/prazer [consultado em 2-07-2022].

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ESTÊVÃO. Prefeitura Municipal de Santo Estêvão, 2021. O município: conheça Santo Estêvão. Disponível em: https://santoestevao.ba.gov.br/historia. Acesso em: 05 de jun. de 2021.

SANTIN, S. Educação Física: Uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Unijuí, 1987.

SIQUEIRA, M. M. M.; PADOVAM, V. A. R. Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.24, n.2, p.201-209, 2008.

SOARES, C. L. et al., Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Gomes, C. O., & Souza, S. A. N. (2023). QUADRILHAS JUNINAS ESTILIZADAS: UMA POSSIBILIDADE DE LAZER PARA OS BRINCANTES DO MUNICÍPIO DE SANTO ESTÊVÃO-BA. Cenas Educacionais, 6, e17033. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17033

Edição

Seção

Dossiê Temático-LAZER E SUA PLURALIDADE: INTERSECÇÕES ENTRE AMBIENTE E MOVIMENTO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)