RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13854912Palavras-chave:
Recursos tecnológicos, Educação infantil, crianças, Prática PedagógicaResumo
O presente trabalho aborda a utilização dos recursos tecnológicos como instrumento didático para prática pedagógica na educação infantil. Para tanto, realiza ponderações acerca do papel das crianças que estão inseridas no universo tecnológico - como nativos digitais – bem como acerca do processo de ensino-aprendizagem e a adaptação do professor em relação a esses mecanismos de ensino. Por meio do estudo realizado, observa-se que a família, assim como a escola, possuem papel fundamental no direcionamento da criança para a utilização dos recursos tecnológicos de forma correta e, para isso, algumas orientações podem ser seguidas. A pesquisa caracteriza-se como de cunho bibliográfico e documental, com base nas autoras Lüdke e André (1996). Como resultados, pontua-se que o uso de recursos tecnológicos na educação infantil é fundamental, pois é um mecanismo que auxilia no processo de ensino-aprendizagem e torna a prática pedagógica mais interessante e condizente com a realidade vivida. No entanto, esse uso deve ser moderado e supervisionado atendendo aos temas e ao tempo adequado, de modo que sejam incluídas outras proposições no cotidiano com as crianças, para que as mesmas possam brincar de forma livre e com diferentes brinquedos, além de criar, imaginar e interagir com as demais crianças e adultos.
Downloads
Referências
ALENCAR, A. A. de S. et. al. Reflexões sobre o uso das tecnologias na infância. In: HABOWSKI, A. C. Identidades infantis contemporâneas tecnologias digitais e outras formas de ser criança e viver a infância. São Paulo: Arco Editora, 2021. p. 78 – 90.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC, 2017.
FANTIN, M.; RIVOLTELLA, C. Crianças na Era Digital: Desafios da Educação. Revista de Estudos Universitários - REU, v.36, n.1, p.89-104, 2010.
GADOTTI, M. Qualidade na educação: Uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
INÁCIO, C. de O. et. al. Criança, infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes. Textura, v.21, n.46, p.37-58, 2019.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PHILIPS, B. Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Agir, 1974.
PIETROBON, S. R. G. O fenômeno das Fake News e a função social da escola. In: PADILHA, P. R.; ABREU, J. M. Paulo Freire em tempos de fake news. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2020. P. 259 – 267. Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/eadfreiriana/E-book_Paulo_Freire_tempos_fake_news_2020.pdf . Acesso em: 02 de fevereiro de 2022.
SARMENTO, M. J.; PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: SARMENTO, M. J.; PINTO, M. (Coords.). As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, 1997. Disponível em: https://pactuando.files.wordpress.com/2013/08/sarmento-manuel-10.pdf. Acesso em: 27 de agosto de 2021.
SOUZA, S. M. S. A tecnologia na Educação Infantil. Seminário Gepráxis, v. 7, n. 7, p. 1581-1591, maio, 2019.
SILVIA, I. de C. S. da; PRATES, T. da S.; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, volume 16, p. 107-123, 2016.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Orientações: Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital. Porto Alegre: SBP, 2016. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf . Acesso em: 20 de outubro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduarda Santoro Botega, Sandra Regina Gardacho Pietrobon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.