RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos, Educação infantil, crianças, Prática Pedagógica

Resumo

O presente trabalho aborda a utilização dos recursos tecnológicos como instrumento didático para prática pedagógica na educação infantil. Para tanto, realiza ponderações acerca do papel das crianças que estão inseridas no universo tecnológico - como nativos digitais – bem como acerca do processo de ensino-aprendizagem e a adaptação do professor em relação a esses mecanismos de ensino. Por meio do estudo realizado, observa-se que a família, assim como a escola, possuem papel fundamental no direcionamento da criança para a utilização dos recursos tecnológicos de forma correta e, para isso, algumas orientações podem ser seguidas. A pesquisa caracteriza-se como de cunho bibliográfico e documental, com base nas autoras Lüdke e André (1996).  Como resultados, pontua-se que o uso de recursos tecnológicos na educação infantil é fundamental, pois é um mecanismo que auxilia no processo de ensino-aprendizagem e torna a prática pedagógica mais interessante e condizente com a realidade vivida. No entanto, esse uso deve ser moderado e supervisionado atendendo aos temas e ao tempo adequado, de modo que sejam incluídas outras proposições no cotidiano com as crianças, para que as mesmas possam brincar de forma livre e com diferentes brinquedos, além de criar, imaginar e interagir com as demais crianças e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Santoro Botega, Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Membro do grupo de pesquisa Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas".

Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do grupo de pesquisa “Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas”.

Referências

ALENCAR, A. A. de S. et. al. Reflexões sobre o uso das tecnologias na infância. In: HABOWSKI, A. C. Identidades infantis contemporâneas tecnologias digitais e outras formas de ser criança e viver a infância. São Paulo: Arco Editora, 2021. p. 78 – 90.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC, 2017.

FANTIN, M.; RIVOLTELLA, C. Crianças na Era Digital: Desafios da Educação. Revista de Estudos Universitários - REU, v.36, n.1, p.89-104, 2010.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: Uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

INÁCIO, C. de O. et. al. Criança, infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes. Textura, v.21, n.46, p.37-58, 2019.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PHILIPS, B. Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Agir, 1974.

PIETROBON, S. R. G. O fenômeno das Fake News e a função social da escola. In: PADILHA, P. R.; ABREU, J. M. Paulo Freire em tempos de fake news. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2020. P. 259 – 267. Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/eadfreiriana/E-book_Paulo_Freire_tempos_fake_news_2020.pdf . Acesso em: 02 de fevereiro de 2022.

SARMENTO, M. J.; PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: SARMENTO, M. J.; PINTO, M. (Coords.). As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, 1997. Disponível em: https://pactuando.files.wordpress.com/2013/08/sarmento-manuel-10.pdf. Acesso em: 27 de agosto de 2021.

SOUZA, S. M. S. A tecnologia na Educação Infantil. Seminário Gepráxis, v. 7, n. 7, p. 1581-1591, maio, 2019.

SILVIA, I. de C. S. da; PRATES, T. da S.; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, volume 16, p. 107-123, 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Orientações: Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital. Porto Alegre: SBP, 2016. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf . Acesso em: 20 de outubro de 2021.

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Santoro Botega, E., & Pietrobon, S. R. G. (2023). RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Cenas Educacionais, 6, e16497. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16497

Edição

Seção

Dossiê Temático ENSINO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA