DUOLINGO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO AMBIENTE GAMIFICADO PARA ESTÍMULO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS NO APRENDIZADO DE INGLÊS

Autores

Palavras-chave:

Duolingo, Funções Executivas, Aprendizado de línguas, Inglês

Resumo

No mundo globalizado em que vivemos, onde as tecnologias digitais transformam profundamente a forma com que as pessoas se relacionam entre si e com as instituições, algumas habilidades específicas são necessárias para construir distintas visões de mundo. Apesar de diversificadas, duas delas se destacam: a capacidade de planejar, isto é, traçar objetivos e adotar comportamentos que levem ao alcance deles e o aprendizado de uma língua estrangeira, especialmente o inglês. Considerando que essa aprendizagem exige distintas habilidades cognitivas, o artigo aqui apresentado investigou as possibilidades de estimulação das funções executivas, diretamente ligadas ao planejamento e estabelecimento de objetivos, a partir da interação com aplicativos, oportunidades oferecidas graças ao avanço e disseminação das tecnologias digitais, especialmente, as móveis. Para tanto, realizamos uma pesquisa de base qualitativa com a participação de estudantes de uma universidade pública em Salvador. Os resultados da pesquisa apontaram o Duolingo (Duo) como o mais utilizado por aqueles que buscam aprender a língua inglesa. Diante desse resultado interagimos com a versão website do Duo a fim de analisar as tarefas propostas no curso de inglês para falantes de português e, dessa forma, descrever e destacar possibilidades de estimulação executiva durante a jornada de aprendizado proposta pela plataforma. Os resultados apontaram para uma ênfase no estímulo da memória de trabalho em detrimento das outras funções basilares, a flexibilidade cognitiva e o controle inibitório, bem como uma ênfase em estratégias gamificadas consideradas clássicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Áurea de Oliveira Amorim, Graduanda em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Federal da Bahia - Brasil

Graduada em Humanidades. Integrante da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais.

Lynn Rosalina Gama Alves, Professora no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência da Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com Pós-doutorado em Jogos Digitais e Educação pela Universidade de Turim. Bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico 1 D – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA.

Referências

AARSETH, E. J. O jogo da investigação: abordagens metodológicas à análise de jogos. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2013. Disponível em: (https://recil.grupolusofona.pt/bitstream/10437/643/1/aarseth_jogoinvestigacao_%231de1.pd).Acesso em: 21 jun 2021.

CHOU, Y. Actionable Gamification: Beyond Points, Badges, and Leaderboards. Kindle Edition Califórnia: Createspace Independent Publishing Platform, 2015.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: (https://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf). Acesso em: 23 nov 2022.

DIAMOND, A. Executive Functions. Annual Review of Psychology, v.64, p.135-168, 2013. Disponível em: (https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-psych-113011-143750). Acesso em: 6 abr. 2021.

DIAS, N.; SEABRA, A. Funções executivas: desenvolvimento e intervenção. Temas sobre Desenvolvimento, v.19, n.107, p.206–212, 2013.

JESUS, M. G. DE; ALVES, L. R. G. Funções Executivas e Jogos Digitais no Contexto Universitário: Uma Revisão Integrativa da Literatura. Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde, 2020. Disponível em: (https://revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/8212). Acesso em: 03 out 2022.

LOPES, D. S.; SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. Uma análise do processo de gamificação em narrativas interativas da Netflix na prática de ensino. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v.17, p.153-170, 2021. Disponível em: (https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/57132/32577). Acesso em: 09 out 2022.

LOURES, D. A. M.; BRANDÃO, P. M. F.; VIEIRA, A. M. da S.; SILVA, M. A. Funções Executivas e as novas tecnologias digitais: parceria de sucesso em prol da aprendizagem. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.5, p.264-271, 2020 Disponível em: (https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2713). Acesso: 03 out 2022.

OLIVEIRA, L. A. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Tese de Doutorado (Letras e Linguística). Universidade Federal da Bahia, Salvador (BA). 2008. Disponível em: (https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11607). Acesso em: 12 out. 2019.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Amorim, A. Áurea de O., & Alves, L. R. G. (2023). DUOLINGO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO AMBIENTE GAMIFICADO PARA ESTÍMULO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS NO APRENDIZADO DE INGLÊS. Cenas Educacionais, 6, e16481. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16481

Edição

Seção

Dossiê Temático ENSINO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)