POR QUE A GEOGRAFIA E O PROFESSOR DE GEOGRAFIA ESTÃO SEMPRE NA "CORDA BAMBA”?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13845906Palavras-chave:
Geografia, Física, BNCC, Geografia. Física. BNCC. Corda BambaResumo
Este trabalho visa expor parte da trajetória de um dos autores em relação à ciência geográfica. Primeiro, na condição de estudante de geografia na então escola de 1º e 2º graus em uma escola pública, passando pela formação inicial (Licenciatura em Geografia) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, depois, na condição de professor na área de ensino de geografia, também na Universidade Federal de Uberlândia. As experiências são, naturalmente, diferentes em função da condição de cada momento, ou seja, estudante, formando e professor, ainda que lidando com um mesmo ramo. Na sequência, apresentamos a experiência do segundo autor, na área de física, com vistas a dialogar sobre condições semelhantes entre as duas áreas no que tange às imposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, parece que estamos no mesmo barco. No caso da área de física o autor atua na educação básica e vivencia no seu cotidiano uma perda de espaço no currículo e, consequentemente, também fica na mesma corda bamba que a geografia. Mas, por que isso ocorre?
Downloads
Referências
AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros. Disponible en: https://agb.org.br/agb/. Acceso en 08/05/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Piso Salarial Profissional Nacional – Lei nº 11.738, de 16/7/2008. Disponible en: http://portal.mec.gov.br/piso-salarial-de-professores. Acceso en: 09/05/2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
LACOSTE, Y. A geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3 ed. Campinas: Papirus, 1993.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2007.
OLIVEIRA, G. F. de. Educar numa perspectiva complexa e transdisciplinar: reflexões para uma docência sensível. Cenas Educacionais, v.1, n.2, p.132-145, 2018.
PORTAL MEMÓRIA BRASILEIRA. Dom e Ravel foram acusados de “Propagandistas da Ditadura. Disponível em: https://jws.com.br/2022/03/morre-ravel-que-ficou-famoso-na-dupla-com-o-irmao-dom-nos-anos-70/ acesso em: 10/05/2023
SANTOS, M. A natureza do espaço – técnica e tempo – razão e emoção. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vicente de Paulo da Silva, Phillipe Marx Ferreira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.