GUIA DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTAS COM MODELAGENS GAMIFICADAS, PLATAFORMAS VIRTUAIS E APLICATIVOS DIGITAIS
Palavras-chave:
Jogos digitais, Gamificação, Língua PortuguesaResumo
O presente trabalho apresenta um guia de orientação pedagógica para o ensino da Língua Portuguesa a partir de soluções gamificadas, plataformas virtuais e aplicativos digitais. Tal documento está vinculado à pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. O objetivo é contribuir com a formação pedagógica dos docentes no que tange às metodologias ativas, que neste material se compõe de jogos digitais e de estratégias de gamificação. Este produto educacional se configura como um E-book construído a partir das necessidades apresentadas por professores de Língua Portuguesa no lócus de nossa pesquisa, como forma de sugerir o uso de jogos e suas estratégias em processos de aprendizagem mais engajados e significativos. Destaca-se que essas propostas não devem ser seguidas à risca pelos professores, mas precisam ser avaliadas a partir de suas necessidades didáticas.
Downloads
Referências
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo – do conceito à prática. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo: DVS Editora. 2015. 172 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 fev. 2022.
BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Tradução: Sieben Gruppe. São Paulo: DVS Editora, 2015. 166 p. Título original: Gamify: how gamification motives people to do extraordinary things.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Tradução: João Paulo Monteiro. 4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2000. 162 p. Título original: Homo Ludens - vom Unprung der Kultur im Spiel. Digital Source.
MORAN, José Manuel, MASETTO Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. 175 p - (Coleção Papirus Educação).
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 181 p.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001. Tradução: Roberta de Moraes Jesus de Souza. Acesso em: Ago/2014 Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/55575941/Nativos-Digitais-Imigrantes-Digitais-Prensky>
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.