O USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ NA ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISA QUALITATIVA OU QUALI-QUANTI

Palavras-chave: IRAMUTEQ, Pesquisa Qualitativa, Pesquisa Quantitativa

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o uso do software IRAMUTEQ como ferramenta de apoio ao processamento de dados na pesquisa qualitativa (e/ou quali-quanti). Embora o IRAMUTEQ garanta resultados precisos, o uso do software não substitui o protagonismo do pesquisador. Ressalta-se, nesta perspectiva, que todas as etapas da pesquisa requerem seriedade e conhecimento do objeto em investigação, o que perpassa pela escolha da abordagem, pela discussão coerente e consistente com a literatura e pela qualidade do instrumento para efetuar a entrevista na coleta dos dados, para que a confecção do corpus possibilite um melhor processamento e apresentação dos resultados gerados pelo software. Neste sentido, o pesquisador continua sendo o condutor da pesquisa, e seu papel é valorizado pelo IRAMUTEQ, o qual possibilita a interpretação dos resultados já processados com rigor científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abília Ana Castro Neta, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente e do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer.

Berta Leni Costa Cardoso, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora na Universidade do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente e da Linha de Estudo Pesquisa e Extensão em Atividade Física.

Referências

AQUINO, Jairo Santos. As representações sociais acerca do ensino superior a distância da UFES: a percepção de egressos dos cursos de administração e física. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Programa de Pós-graduação em Gestão Pública do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, 2015.

CAMARGO, B. V. ALCESTE: Um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In: Moreira, A. S. P.; Camargo, B. V.; Jesuíno, J. C.; Nóbrega, S. M. (Eds.) Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2005. (p. 511-539)

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.

MARCHAND, P.; P. RATINAUD. L'analyse de similitude appliqueé aux corpus textueles: les primaires socialistes pour l'election présidentielle française. In: Actes des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles. JADT 2012. (687–699).

PIOVEZAN, Patricia Regina. As políticas educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil e em Portugal. 2017. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.

REINERT, M. ALCESTE, une méthodologie d'analyse des données textuelles et une application: Aurélia de G. de Nerval. Bulletin de méthodologie sociologique, n.28, p.24-54, 1990.

SOUZA, M. et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Rev Esc Enferm USP, v.52, e03353, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017015003353.

Publicado
2021-06-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 249
  • ♪Áudio♪ downloads: 3
Como Citar
Castro Neta, A. A., & Cardoso, B. L. C. (2021). O USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ NA ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISA QUALITATIVA OU QUALI-QUANTI. Cenas Educacionais, 4, e11759. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11759
Seção
Dossiê Temático MÉTODOS E EXPERIÊNCIAS EM PESQUISA