O Laboratório de Ensino de Matemática como espaço teórico-prático na formação de professores de matemática: um relato de práticas extensionistas

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Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
Débora Chirlei da Silva Pinto
Taís Xavier Ferreira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de múltiplas atividades de natureza extensionista realizadas, no período de janeiro a setembro de 2024, no âmbito do Laboratório de Ensino de Matemática vinculado à Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará (Campus Salinópolis). Todas as ações relatadas fazem parte do projeto “LEM na Comunidade”, constituído pelos eixos “Formação inicial e continuada de professores de/que ensinam matemática”, “Ensino e Aprendizagem”, e “Para além dos muros da escola” e que, por sua vez, têm sido fundamentais para o desenvolvimento da Extensão Universitária. Ao todo, são apresentadas oito ações extensionistas neste trabalho, a maioria delas inseridas no eixo “Ensino e Aprendizagem”. Reitera-se, nesse sentido, a importância do LEM para o desenvolvimento educacional do município de Salinópolis, seu potencial no que tange à aproximação entre universidade e comunidade e, principalmente, sua potente contribuição para com o processo de formação dos licenciandos em matemática do campus universitário da UFPA Salinópolis.

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Como Citar
Messias, M. A. de V. F., Pinto, D. C. da S., & Ferreira, T. X. (2024). O Laboratório de Ensino de Matemática como espaço teórico-prático na formação de professores de matemática: um relato de práticas extensionistas . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202423. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.21835
Seção
Dossiê temático - Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática
Biografia do Autor

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, UFPA/ PROFESSORA ADJUNTA

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2013/2018), com área de concentração em Educação Matemática. Tem se dedicado aos estudos sobre Pensamento Matemático Avançado, Imagem e Definição Conceitual, Teoria APOS e suas implicações, especialmente, no âmbito do Cálculo. Tem experiência de docência no Ensino Superior e Ensino Fundamental Bilíngue. Foi membro da Diretoria da SBEM - PA nos triênios 2017- 2020 e 2020 - 2023. Foi professora do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI) na Universidade do Estado do Pará (UEPA), da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Atualmente, é professora Efetiva da Universidade Federal do Pará (Área: Educação Matemática) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM/UFPA)

Débora Chirlei da Silva Pinto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

UFPA Salinópolis/ Discente do curso de licenciatura em matemática

Taís Xavier Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

UFPA Salinópolis/ Discente do curso de licenciatura em matemática

Referências

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