Estágio supervisionado nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em matemática em Rondônia

Conteúdo do artigo principal

Aline Walter Reculiano Fagundes
Eliana Alves Pereira Leite

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o que revelam os projetos pedagógicos de cursos (PPCs) presenciais de licenciatura em matemática das instituições de ensino superior (IES) de Rondônia, sobre como são ofertados e quais conhecimentos docentes estão previstos no estágio supervisionado. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como abordagem qualitativa do tipo documental. Em Rondônia, há apenas quatro cursos presenciais de licenciatura em matemática, ofertados em duas IES, a saber: Universidade Federal de Rondônia (UNIR), nos campi Porto Velho e Ji-Paraná, e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), nos campi Vilhena e Cacoal. Os resultados mostram conhecimentos previstos como: conhecimento do conteúdo específico em matemática, do planejamento, do ensino e da aprendizagem. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância desse componente curricular no processo formativo do(a) futuro(a) professor(a) de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fagundes, A. W. R., & Leite, E. A. P. (2024). Estágio supervisionado nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em matemática em Rondônia. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202418. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20568
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Aline Walter Reculiano Fagundes, Universidade Federal de Rondônia (Campus Ji-Paraná)

Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Educação Matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1522-3659. E-mail: alinewalterfagundes@gmail.com

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus Ji-Paraná

Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8821-9642. E-mail: eliana.leite@unir.br

Referências

AROEIRA, K, P.; PIMENTA, S. G. Didática e estágio. 1 ed. Curitiba: Appris, 2018.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: whatmakesit special?Journal of TeacherEducation. v. 59, n. 5, p.389-407, 2008. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/255647628_Content_Knowledge_for_Teaching_What_Makes_It_Special. Acesso em: jun. 2024.

FAGUNDES, A. W. R.; LEITE, E. A. P. Panorama de pesquisas brasileiras sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática (2008-2020). In: LEITE, K. G. Formação de professores que ensinam matemática: aspectos teóricos, práticos e históricos. Porto Velho, RO: Coleção Pós-Graduação da UNIR EDUFRO, 2021. Disponível em:https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Cole%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%B3s-UNIR/Formacao%20de%20professores%20que%20ensinam%20matematica.pdf. Acesso em: out. 2024.

FIORENTINI,D;NACARATO,A.M.;FERREIRA,A.C.;LOPES,C.S.;FREITAS,

M.T.M.;MISKULIN,R.G.S.FormaçãodeprofessoresqueensinamMatemática:um

balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36,p.137-160, dez. 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n36/n36a09.pdf . Acesso em:jun. 2024.

GAVANSKI, D. Uma experiência de estágio supervisionado norteado pela Modelagem Matemática: indícios para uma ação inovadora. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 1995.

IFRO. INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Vilhena, RO: IFRO, 2011. Disponível em: https://portal.Ifro.edu.br/formularios-dgp/category/1964-resolucao-n-006-consup-Ifro-de-12-de-marco-de-2012?download=8566:resolucao-n-006-consup-Ifro-de-12-de-marco-de-2012. Acesso em: jun. 2024.

IFRO. INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cacoal, RO: IFRO, 2017. Disponível em: https://portal.Ifro.edu.br/component/phocadownload/category/2707-resolucao-n-34-cepex-Ifro-de-19-de-dezembro-de-2018?download=9411:resolucao-n-34-cepex-Ifro-de-19-de-dezembro-de-2018. Acesso em: jun. 2024.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextose práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M. A formação do professor que ensinaMatemáticaperspectivasepesquisas.BeloHorizonte:Autêntica, 2008.p.213-231.

PASSOS, C. L., NACARATO, A., FIORENTINI, D., MISKULIN, R. G.; et al. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudosbrasileiros. Quadrante, 15(1&2), 193–219. Disponível em: https://doi.org/10.48489/quadrante.22800. Acesso em: set. 2024.

PICONEZ, S.C.A prática de ensino e o Estágio Supervisionado: aaproximação darealidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, S.C; FAZENDA, I. C. A. Aprática de ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991, p. 15-38.(ColeçãoMagistério:Formação eTrabalho Pedagógico).

PIMENTA,S.G.;LIMA,M.S.L.Estágioedocência.SãoPaulo:Cortez,2017.(Coleçãodocência em formação: Ensino Superior).

REALI, A. M. M. R.; BORGES, F. V. A. Qual base de conhecimento e quais aprendizagens ? Análise da experiência com formadores de professores. In: MIZUKAMI, M. N.; REALI, A. M. R. Docência na contemporaneidade: aprender, ensinar e aprender a ensinar. Curitiba: CRV, 2018.

SANTOS, M. M.; SANTANA; F. C. M.; AMORIM, M. E. O estágio nos cursos deLicenciatura em Matemáticaemuniversidadesbaianas:recontextualizaçõese(re)existências.REVEMOP.OuroPreto,Brasil,v.3,e202125,p.1-20,2021.Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4887. Acesso em: fev. 2022.

SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Subsídios para a discussão depropostasparaoscursosde Licenciatura em Matemática:uma contribuiçãodaSociedadeBrasileiradeEducaçãoMatemática. SãoPaulo,2003.43f.Disponívelem: https://www.academia.edu/4256113/SUBS%C3%8DDIOS_PARA_A_DISCUSS%C3%83O_DE_PROPOSTAS_PARA_OS_CURSOS_DE_LICENCIATURA. Acessoem:jun. 2024.

THEVES,D.W.;MORAES,L.S.Aprendendoàdocênciaatravésdosestágiossupervisionados: possibilitando olhares e escutas para o conhecimento, a prática e oengajamentoprofissional.In:JUNIOR,L.M.;MARTINS,R.E.M.W.;FROZZA,M.

V.C.Estágiocurricularsupervisionado:aprendendoaserprofessor/a.CampoGrande:Editora Inovar,2020, p. 14-25.

UNIR. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática.Porto Velho: UNIR, 2015. Disponível em: https://dmat.Unir.br/uploads/20532286/arquivos/PPC_FINAL3.pdf. Acesso em: jun. 2024.

UNIR. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática.Ji-Paraná, RO: UNIR, 2016. Disponível em: https://dmejp.Unir.br/uploads/96470485/arquivos/Projeto_pedagogico_2017_licenciatura_em_matematica_2128929211.pdf. Acesso em: jun. 2024.