Supervisedinternship in thePedagogicalProjectsofMathematicsDegree Courses in Rondônia
Main Article Content
Abstract
The aimofthisresearchistoanalyzewhatthePedagogicalProjectsofMathematicsDegree Courses (PPCs) ofHigherEducationInstitutions (HEIs) in Rondônia revealabouthowthey are offeredandwhatteachingknowledgeisincluded in thesupervisedinternship. Methodologically, thestudyischaracterized as a qualitativedocumentary approach. In Rondônia, there are only four face-to-face degreecourses in Mathematics, offeredattwoHEIs: The Federal Universityof Rondônia (UNIR), atthe Porto Velho and Ji-Paraná campuses, andthe Federal Instituteof Rondônia (IFRO), atthe Vilhena and Cacoal campuses. Ourtheoreticalbasisis Shulman (1986), Ball, Thames and Phelps (2008), amongothers. The results show expectedknowledgesuch as: knowledgeofspecificcontent in mathematics, planning, teachingand learning. It ishopedthattheresultswill lead toreflectionsontheimportanceofthis curricular component in the training processof future mathematicsteachers.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
References
AROEIRA, K, P.; PIMENTA, S. G. Didática e estágio. 1 ed. Curitiba: Appris, 2018.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: whatmakesit special?Journal of TeacherEducation. v. 59, n. 5, p.389-407, 2008. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/255647628_Content_Knowledge_for_Teaching_What_Makes_It_Special. Acesso em: jun. 2024.
FAGUNDES, A. W. R.; LEITE, E. A. P. Panorama de pesquisas brasileiras sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática (2008-2020). In: LEITE, K. G. Formação de professores que ensinam matemática: aspectos teóricos, práticos e históricos. Porto Velho, RO: Coleção Pós-Graduação da UNIR EDUFRO, 2021. Disponível em:https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Cole%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%B3s-UNIR/Formacao%20de%20professores%20que%20ensinam%20matematica.pdf. Acesso em: out. 2024.
FIORENTINI,D;NACARATO,A.M.;FERREIRA,A.C.;LOPES,C.S.;FREITAS,
M.T.M.;MISKULIN,R.G.S.FormaçãodeprofessoresqueensinamMatemática:um
balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36,p.137-160, dez. 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n36/n36a09.pdf . Acesso em:jun. 2024.
GAVANSKI, D. Uma experiência de estágio supervisionado norteado pela Modelagem Matemática: indícios para uma ação inovadora. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 1995.
IFRO. INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Vilhena, RO: IFRO, 2011. Disponível em: https://portal.Ifro.edu.br/formularios-dgp/category/1964-resolucao-n-006-consup-Ifro-de-12-de-marco-de-2012?download=8566:resolucao-n-006-consup-Ifro-de-12-de-marco-de-2012. Acesso em: jun. 2024.
IFRO. INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cacoal, RO: IFRO, 2017. Disponível em: https://portal.Ifro.edu.br/component/phocadownload/category/2707-resolucao-n-34-cepex-Ifro-de-19-de-dezembro-de-2018?download=9411:resolucao-n-34-cepex-Ifro-de-19-de-dezembro-de-2018. Acesso em: jun. 2024.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextose práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M. A formação do professor que ensinaMatemáticaperspectivasepesquisas.BeloHorizonte:Autêntica, 2008.p.213-231.
PASSOS, C. L., NACARATO, A., FIORENTINI, D., MISKULIN, R. G.; et al. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudosbrasileiros. Quadrante, 15(1&2), 193–219. Disponível em: https://doi.org/10.48489/quadrante.22800. Acesso em: set. 2024.
PICONEZ, S.C.A prática de ensino e o Estágio Supervisionado: aaproximação darealidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, S.C; FAZENDA, I. C. A. Aprática de ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991, p. 15-38.(ColeçãoMagistério:Formação eTrabalho Pedagógico).
PIMENTA,S.G.;LIMA,M.S.L.Estágioedocência.SãoPaulo:Cortez,2017.(Coleçãodocência em formação: Ensino Superior).
REALI, A. M. M. R.; BORGES, F. V. A. Qual base de conhecimento e quais aprendizagens ? Análise da experiência com formadores de professores. In: MIZUKAMI, M. N.; REALI, A. M. R. Docência na contemporaneidade: aprender, ensinar e aprender a ensinar. Curitiba: CRV, 2018.
SANTOS, M. M.; SANTANA; F. C. M.; AMORIM, M. E. O estágio nos cursos deLicenciatura em Matemáticaemuniversidadesbaianas:recontextualizaçõese(re)existências.REVEMOP.OuroPreto,Brasil,v.3,e202125,p.1-20,2021.Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4887. Acesso em: fev. 2022.
SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Subsídios para a discussão depropostasparaoscursosde Licenciatura em Matemática:uma contribuiçãodaSociedadeBrasileiradeEducaçãoMatemática. SãoPaulo,2003.43f.Disponívelem: https://www.academia.edu/4256113/SUBS%C3%8DDIOS_PARA_A_DISCUSS%C3%83O_DE_PROPOSTAS_PARA_OS_CURSOS_DE_LICENCIATURA. Acessoem:jun. 2024.
THEVES,D.W.;MORAES,L.S.Aprendendoàdocênciaatravésdosestágiossupervisionados: possibilitando olhares e escutas para o conhecimento, a prática e oengajamentoprofissional.In:JUNIOR,L.M.;MARTINS,R.E.M.W.;FROZZA,M.
V.C.Estágiocurricularsupervisionado:aprendendoaserprofessor/a.CampoGrande:Editora Inovar,2020, p. 14-25.
UNIR. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática.Porto Velho: UNIR, 2015. Disponível em: https://dmat.Unir.br/uploads/20532286/arquivos/PPC_FINAL3.pdf. Acesso em: jun. 2024.
UNIR. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática.Ji-Paraná, RO: UNIR, 2016. Disponível em: https://dmejp.Unir.br/uploads/96470485/arquivos/Projeto_pedagogico_2017_licenciatura_em_matematica_2128929211.pdf. Acesso em: jun. 2024.