Prácticas supervisadas enlosProyectos Pedagógicos de los Cursos de Licenciatura enMatemáticas en Rondônia
Contenido principal del artículo
Resumen
El objetivo de esta investigación es analizarlo que losProyectos Pedagógicos de Licenciatura enMatemáticas (PPCs) de lasInstituciones de Enseñanza Superior (IES) de Rondônia revelan sobre cómo se ofrecen y quéconocimientos pedagógicos se incluyenenlasprácticas tuteladas. Metodológicamente, elestudio se caracteriza como unabordaje documental cualitativo. En Rondônia, sólohaycuatro cursos presenciales de licenciatura enMatemáticasofrecidosen dos IES: Universidade Federal de Rondônia (UNIR), enlos campus de Porto Velho y Ji-Paraná, y el Instituto Federal de Rondônia (IFRO), enlos campus de Vilhena y Cacoal. Nuestra base teórica es Shulman (1986), Ball, Thames y Phelps (2008), entre otros. Los resultados muestranconocimientos esperados como: conocimiento de contenidos específicos de matemáticas, planificación, enseñanza y aprendizaje. Se espera que los resultados conduzcan a reflexiones sobre laimportancia de este componente curricular enelproceso de formación de los futuros profesores de matemáticas.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
AROEIRA, K, P.; PIMENTA, S. G. Didática e estágio. 1 ed. Curitiba: Appris, 2018.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: whatmakesit special?Journal of TeacherEducation. v. 59, n. 5, p.389-407, 2008. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/255647628_Content_Knowledge_for_Teaching_What_Makes_It_Special. Acesso em: jun. 2024.
FAGUNDES, A. W. R.; LEITE, E. A. P. Panorama de pesquisas brasileiras sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática (2008-2020). In: LEITE, K. G. Formação de professores que ensinam matemática: aspectos teóricos, práticos e históricos. Porto Velho, RO: Coleção Pós-Graduação da UNIR EDUFRO, 2021. Disponível em:https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Cole%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%B3s-UNIR/Formacao%20de%20professores%20que%20ensinam%20matematica.pdf. Acesso em: out. 2024.
FIORENTINI,D;NACARATO,A.M.;FERREIRA,A.C.;LOPES,C.S.;FREITAS,
M.T.M.;MISKULIN,R.G.S.FormaçãodeprofessoresqueensinamMatemática:um
balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36,p.137-160, dez. 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n36/n36a09.pdf . Acesso em:jun. 2024.
GAVANSKI, D. Uma experiência de estágio supervisionado norteado pela Modelagem Matemática: indícios para uma ação inovadora. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 1995.
IFRO. INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Vilhena, RO: IFRO, 2011. Disponível em: https://portal.Ifro.edu.br/formularios-dgp/category/1964-resolucao-n-006-consup-Ifro-de-12-de-marco-de-2012?download=8566:resolucao-n-006-consup-Ifro-de-12-de-marco-de-2012. Acesso em: jun. 2024.
IFRO. INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cacoal, RO: IFRO, 2017. Disponível em: https://portal.Ifro.edu.br/component/phocadownload/category/2707-resolucao-n-34-cepex-Ifro-de-19-de-dezembro-de-2018?download=9411:resolucao-n-34-cepex-Ifro-de-19-de-dezembro-de-2018. Acesso em: jun. 2024.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextose práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M. A formação do professor que ensinaMatemáticaperspectivasepesquisas.BeloHorizonte:Autêntica, 2008.p.213-231.
PASSOS, C. L., NACARATO, A., FIORENTINI, D., MISKULIN, R. G.; et al. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudosbrasileiros. Quadrante, 15(1&2), 193–219. Disponível em: https://doi.org/10.48489/quadrante.22800. Acesso em: set. 2024.
PICONEZ, S.C.A prática de ensino e o Estágio Supervisionado: aaproximação darealidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, S.C; FAZENDA, I. C. A. Aprática de ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991, p. 15-38.(ColeçãoMagistério:Formação eTrabalho Pedagógico).
PIMENTA,S.G.;LIMA,M.S.L.Estágioedocência.SãoPaulo:Cortez,2017.(Coleçãodocência em formação: Ensino Superior).
REALI, A. M. M. R.; BORGES, F. V. A. Qual base de conhecimento e quais aprendizagens ? Análise da experiência com formadores de professores. In: MIZUKAMI, M. N.; REALI, A. M. R. Docência na contemporaneidade: aprender, ensinar e aprender a ensinar. Curitiba: CRV, 2018.
SANTOS, M. M.; SANTANA; F. C. M.; AMORIM, M. E. O estágio nos cursos deLicenciatura em Matemáticaemuniversidadesbaianas:recontextualizaçõese(re)existências.REVEMOP.OuroPreto,Brasil,v.3,e202125,p.1-20,2021.Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4887. Acesso em: fev. 2022.
SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Subsídios para a discussão depropostasparaoscursosde Licenciatura em Matemática:uma contribuiçãodaSociedadeBrasileiradeEducaçãoMatemática. SãoPaulo,2003.43f.Disponívelem: https://www.academia.edu/4256113/SUBS%C3%8DDIOS_PARA_A_DISCUSS%C3%83O_DE_PROPOSTAS_PARA_OS_CURSOS_DE_LICENCIATURA. Acessoem:jun. 2024.
THEVES,D.W.;MORAES,L.S.Aprendendoàdocênciaatravésdosestágiossupervisionados: possibilitando olhares e escutas para o conhecimento, a prática e oengajamentoprofissional.In:JUNIOR,L.M.;MARTINS,R.E.M.W.;FROZZA,M.
V.C.Estágiocurricularsupervisionado:aprendendoaserprofessor/a.CampoGrande:Editora Inovar,2020, p. 14-25.
UNIR. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática.Porto Velho: UNIR, 2015. Disponível em: https://dmat.Unir.br/uploads/20532286/arquivos/PPC_FINAL3.pdf. Acesso em: jun. 2024.
UNIR. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática.Ji-Paraná, RO: UNIR, 2016. Disponível em: https://dmejp.Unir.br/uploads/96470485/arquivos/Projeto_pedagogico_2017_licenciatura_em_matematica_2128929211.pdf. Acesso em: jun. 2024.