Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP): Proposta metodológica para professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16260

Palavras-chave:

OBMEP, Teoria das situações didáticas, Situação didática olímpica, Problema olímpico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar ações didáticas que se vinculam ao ensino de área das figuras planas, com ênfase na utilização do Software Geogebra, em conjunto com o uso do site Phet Colorado e de materiais usados regularmente pelos discentes, tendo o intuito de empregar como proposta metodológica uma Situação Didática Olímpica (SDO) de Alves, em uma escola municipal no distrito de Ubaúna-Coreaú-Ceará, sendo o seu público-alvo duas turmas de 9º ano do ensino fundamental II. O ponto principal desse estudo foi apresentar de maneira clara e objetiva, como professores de matemática podem abordar Problemas Olímpicos (PO’s) em aulas regulares de matemática e também a encontrar a melhor metodologia de ensino para auxiliá-los, sempre tendo como foco principal a aprendizagem dos estudantes. Constatou-se, que o ensino de áreas das figuras planas agregado a recursos educacionais mais modernos, como o geogebra e o site phet colorado que foram os escolhidos para essa pesquisa, apresenta-se de forma eficiente para aprendizagem significativa dos discentes, atuando principalmente na percepção na qual uma questão de matemática não necessariamente precisa ter apenas uma possibilidade de resposta, desvinculando os alunos da ideia errônea que a matemática é considerada uma ciência exata e portanto aceita uma única possibilidade de resposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antônia Keila Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduanda em matemática (licenciatura) pela UVA 

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC

Referências

ALMOULOUD, Ag S. (2007). Fundamentos da Didática da Matemática. São Paulo: Editora UFPR.

ALVES, F. R. V. Situações didáticas olímpicas (SDO’s): ensino de olimpíadas de matemática com arrimo no software Geogebra como recurso na visualização. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 319-349, 2020.

ALVES, F. R. V. Situação Didática Olímpica (SDO): Aplicações da Teoria das Situações Didáticas para o Ensino de Olimpíadas. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 116-142, 2021.

AZEVEDO, I. F.; ALVES, F. R. V.; OLIVEIRO, J. C. Obmep e Teoria das Situações Didáticas: uma proposta para o professor de matemática. Educação Matemática em Revista. RS, v.2, n.19 p. 82-92, 2018.

BECKEL, C.C. “OBMEP :: História da

Matemática:,2009, Acesso: Setembro 2021.

BIONDI, R. L.; VASCONCELLOS, L.; MENEZES-FILHO, N. de. Avaliando o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no desempenho de matemática nas avaliações educacionais. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, Escola de Economia de São Paulo, 2009.

OLIVEIRA NETO, Ms. J. E. de. SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS NO CONTEXTO DA OBMEP.

SILVA, J. G. A. da; ALVES, F. R. V.; MENEZES, D. B. Situação Didática Olímpica-SDO: um problema olímpico aplicado à teoria das situações didáticas. Revista Thema, v. 19, n. 2, p. 265-278, 2021.

SILVA, J. G. A. da; ALVES, F. R. V.; MENEZES, D. B. Aspectos da Teoria das Situações Didáticas aplicada ao ensino de Geometria plana referente a problemas das olímpiadas de Matemática com amparo do software Geogebra. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 328-342.

ROCHA, E.M. et al. Uso da informática nas aulas de matemática: obstáculo que precisa ser superado pelo professor, o aluno e a escola. In: Anais... XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação / Interação entre as Ciências: Desafio para a Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/951>. Acesso em: Setembro de 2021.

SANTOS, A. P. R. A.; ALVES, F. R. V. A teoria das situações didáticas no ensino das Olimpíadas de Matemática: Uma aplicação do Teorema de Pitot. Indagatio Didactica, v. 9, n. 4, p. 279-296, 2017.

Publicado

23-03-2023

Como Citar

Alves, M. A. K., & Menezes, D. B. (2023). Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP): Proposta metodológica para professores de matemática . Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202306. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16260