Noção intuitiva no ato de ensinar e aprender matemática por meio de uma atividade de ensino de sistemas lineares com coeficientes positivos
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Resumo
As dificuldades na compreensão de conceitos matemáticos na educação básica são evidentes no desempenho escolar dos educandos, especialmente pelas propostas educacionais suplantadas e que não conseguem aproximar nenhum interesse do aprendiz pelos conteúdos recomendados. Este trabalho tem como objetivo afrontar essas indagações e inquietudes de pesquisadores da Educação Matemática, estabelecendo três pressupostos indispensáveis para minimizar questionamentos sobre o ensino e aprendizagem de matemática: Problema, Causa e Paradigma. Metodologicamente, a proposta fundamenta-se em oferecer uma ferramenta intuitiva para resolução de sistemas lineares do 1º grau com duas equações e duas incógnitas e coeficiente positivos, por intermédio de problemas matemáticos, utilizando uma tabela de dados. Quatro problemas matemáticos serão investigados. Não basta exclusivamente resolver o problema matemático indicado, no entanto descobrir um caminho para desvendar padrões e estabelecer relações. Espera-se que este trabalho possa auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de matemática, utilizando uma estratégia de observar um problema matemático por meio de uma resolução não tradicional com ínfimas abstrações, provocando chances de perceber um evento por outro referencial.
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