Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual: uma investigação utilizando o Tampimática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10256

Palavras-chave:

Deficiência intelectual. Pensamento Aritmético. Tampimática. Proeja.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática realizada com um estudante com deficiência intelectual do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O objetivo foi analisar o desenvolvimento do pensamento aritmético de um aluno com deficiência intelectual, particularmente a apropriação da quantificação e da representação numérica, utilizando o Tampimática. Trata-se de uma investigação fundamentada no método funcional da estimulação dupla desenvolvido por Vigotski, aliado à observação livre discutida por Triviños. Discute as potencialidades da pessoa com deficiência intelectual de acordo com o desenvolvimento cognitivo, no que tange às possibilidades de emancipação do sujeito numa perspectiva dialógica, desenvolvido a partir dos processos de mediação. Aponta discussões sobre o pensamento aritmético, caracterizando as relações entre as construções de novos signos por meio da educação matemática crítica, trabalhada numa perspectiva inclusiva. Contém observações e experiências vivenciadas na prática pedagógica junto ao Proeja, explorando o Tampimática, ao trabalhar a quantificação e a representação numérica. Destaca-se nesta investigação a contribuição da mediação e as relações sociais nos processos compensatórios para superação das dificuldades relacionadas à deficiência intelectual. Em relação ao aluno participante desta pesquisa, consideramos que os meios auxiliares, como a fala, os gestos, as atividades escritas e os objetos que contribuíram no processo de compensação para o desenvolvimento do pensamento aritmético. Assim, discutimos a educação matemática inclusiva como forma a superar nossas dificuldades e desenvolver novas potencialidades, colaborando no processo de transformação educacional.

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Biografia do Autor

Elcio Pasolini Milli, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES)

Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas e mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI). É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), sendo atuante na diretoria regional da SBEM Espírito Santo e membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática dessa mesma sociedade. É professor P-VI da Secretaria Secretaria de Educação do Espírito Santo, atuando na E.E.E.F.M Almirante Barroso sendo preceptor do Programa de Residência Pedagógica em parceria com o Ifes. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de materiais didáticos, educação matemática inclusiva e práticas pedagógicas de matemática.

Edmar Reis Thiengo, Instituto Federal do Espírito Santo Ifes

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, onde atua como Coordenador da Área de Matemática e como professor do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT/Ifes. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, mesma instituição onde tornou-se Mestre em Educação, desenvolvendo pesquisas na área de História da Matemática; Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola – MG. Membro da Comissão Permanente de Ações Afirmativas dos Programas de Pós-Graduação do IFES; foi Coordenador do Curso de Licenciatura do Ifes - campus Vitória (2015-2019); foi Coordenador do Programa de Residência Pedagógica (2018-2019). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (Ifes), desenvolvendo pesquisas em torno do ensino de Matemática a estudantes com necessidades educativas especiais tais como o surdo, cego, baixa visão, síndromes cromossômicas, autismo, deficiência intelectual, altas habilidades/superdotação. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (Ifes), desenvolvendo pesquisas na área da Educação e Diversidades, particularmente gênero e sexualidade, políticas e práticas pedagógicas. Membro do Grupo de Trabalho 13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - GT13 da SBEM: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Milli, E. P., & Thiengo, E. R. (2020). Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual: uma investigação utilizando o Tampimática. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202014. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10256