Development of arithmetic thinking in a student with intellectual disabilities: an investigation using Tampimática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10256

Keywords:

Deficiência intelectual. Pensamento Aritmético. Tampimática. Proeja.

Abstract

Abstract: This paper presents an excerpt from a master's research in Science and Mathematics Education carried out with a student with intellectual disability from the Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). The objective was to analyze the development of the arithmetic thinking of a student with intellectual disabilities, particularly the appropriation of quantification and numerical representation, using Tampimática. It is an investigation based on the functional method of double stimulation developed by Vigotski, combined with the free observation discussed by Triviños. It discusses the potential of the person with intellectual disability according to the cognitive development, regarding the possibilities of emancipation of the subject in a dialogical perspective, developed from the mediation processes. It points out discussions about arithmetic thinking, characterizing the relationships between the construction of new signs through critical mathematical education, worked from an inclusive perspective. It contains observations and experiences lived in the pedagogical practice with Proeja, exploring Tampimática, when working with quantification and numerical representation. In this investigation, the contribution of mediation and social relations in the compensatory processes to overcome difficulties related to intellectual disability is highlighted. Regarding the student participating in this research, we consider that the auxiliary means, such as speech, gestures, written activities and objects, contributed to the compensation process for the development of arithmetic thinking. Thus, we discussed inclusive mathematical education as a way to overcome our difficulties and develop new potential, collaborating in the process of educational transformation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elcio Pasolini Milli, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES)

Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas e mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI). É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), sendo atuante na diretoria regional da SBEM Espírito Santo e membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática dessa mesma sociedade. É professor P-VI da Secretaria Secretaria de Educação do Espírito Santo, atuando na E.E.E.F.M Almirante Barroso sendo preceptor do Programa de Residência Pedagógica em parceria com o Ifes. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de materiais didáticos, educação matemática inclusiva e práticas pedagógicas de matemática.

Edmar Reis Thiengo, Instituto Federal do Espírito Santo Ifes

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, onde atua como Coordenador da Área de Matemática e como professor do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT/Ifes. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, mesma instituição onde tornou-se Mestre em Educação, desenvolvendo pesquisas na área de História da Matemática; Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola – MG. Membro da Comissão Permanente de Ações Afirmativas dos Programas de Pós-Graduação do IFES; foi Coordenador do Curso de Licenciatura do Ifes - campus Vitória (2015-2019); foi Coordenador do Programa de Residência Pedagógica (2018-2019). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (Ifes), desenvolvendo pesquisas em torno do ensino de Matemática a estudantes com necessidades educativas especiais tais como o surdo, cego, baixa visão, síndromes cromossômicas, autismo, deficiência intelectual, altas habilidades/superdotação. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (Ifes), desenvolvendo pesquisas na área da Educação e Diversidades, particularmente gênero e sexualidade, políticas e práticas pedagógicas. Membro do Grupo de Trabalho 13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - GT13 da SBEM: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

References

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Censo escolar da educação básica 2018: resumo técnico / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2019.

BRASIL. Lei nº. 13146/15. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência - estatuto da pessoa com deficiência. Brasília: SEF, 2015.

CLEMENTS, Douglas H. (1999). Subtizing: What is it? Why teach it?. Printed from Teaching Children Mathematics and with permission from NCTM, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

MILLI, Elcio Pasolini. Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos. 2019. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. Vitória, 2019. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7742319 >. Acesso em: 29 julho 2020.

MILLI, Elcio Pasolini; THIENGO, Edmar Reis. Tampimática: Tampinhas para ensinar matemática. Vitória: Editora Ifes , 2019. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/564301/2/MPCM_%20Produto%20Educacional_%20E-book_ELCIO%20PASOLINI%20MILLI_Turma%202017_%20V%20FINAL_10.01.2019.pdf >. Acesso em: 29 julho 2020.

PORTANOVA, Ruth (org.). Um currículo de matemática em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

SKOVSMOSE, Ole. O que poderia significar a educação matemática crítica para diferentes grupos de estudantes? Revista Paranaense de Educação Matemática. v.6, n.12, p.18-37, jul.-dez. 2017.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: A questão da democracia. 5. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2017.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: 2001, p. 103-117.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Fundamentos de defectologia. In: Obras completas. Tomo V. Trad. de Maria del Carmen Ponce Fernandez. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1997. p. 74-87.

YOKOYAMA, Leo Akio. Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com síndrome de Down. 2012. 230 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.matematicainclusiva.net.br/pdf/uma_abordagem_multissensorial_para_o_desenvolvimento_do_conceito_de_numero.pdf >. Acesso em: 29 julho 2020.

Published

2020-12-17

How to Cite

Milli, E. P., & Thiengo, E. R. (2020). Development of arithmetic thinking in a student with intellectual disabilities: an investigation using Tampimática. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202014. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10256