Duas propostas para a aprendizagem em Estatística

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15606

Mots-clés :

Atividades de estatística. Ensino-aprendizagem de estatística. Letramento estatístico.

Résumé

A epidemia de COVID-19 trouxe impactos importantes em todas as áreas. Na área educacional, as desigualdades no acesso à tecnologia produziram efeitos diferenciados no desenvolvimento dos estudantes. Por outro lado, a ampla divulgação de gráficos e medidas estatísticas durante a pandemia é uma oportunidade a ser explorada no ensino de Estatística. Neste artigo, discutimos duas propostas que podem ser utilizadas em diferentes níveis escolares, mesmo em ambientes com dificuldades de acesso à tecnologia. Uma delas é o uso de atividades (tipo papel e lápis) como preliminar de experimentos computacionais. A outra proposta é a Roda de Conversa com respostas de itens conceituais de Estatística em grupos e, depois, uma roda de discussão geral. Essas propostas propiciam participação ativa dos estudantes, com reflexos importantes na aprendizagem, uma vez que ambas estão apoiadas em bases teórico-metodológicas que possibilitam a criação de contextos coletivos de discussão dos estudantes.

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Biographie de l'auteur-e

Marcos Nascimento Magalhães, Departamento de Estatística (IME- USP)

Departamento de Estatística (IME- USP). Doutor em Pesquisa Operacional.

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Publié-e

2022-12-09

Comment citer

Magalhães, M. N. (2022). Duas propostas para a aprendizagem em Estatística . Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202216. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15606

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS