Pensamiento algebraico: una mirada a la producción escrita de los profesores

Contenido principal del artículo

Vagner Henrique Osório da Silva
Paulo Cesar Oliveira

Resumen


Dada la prominencia del pensamiento algebraico en la unidad temática Álgebra contenida en el BNCC, presentamos un estudio que involucró a 6 profesores de educación básica, sus concepciones de enseñanza y contenidos sobre el tema, durante el curso de Fundamentos Metodológicos de la Educación Científica y Matemática, en la Maestría Profesional en Enseñanza de las Ciencias Exactas (Matemática), ofrecida por la UFSCar, campus Sorocaba. Utilizamos un marco teórico y metodológico para caracterizar esta forma de pensar. La información producida provino de los informes escritos de los estudiantes de maestría involucrados en una actividad desarrollada durante el curso, en el contexto de un enfoque de investigación cualitativa. Los resultados muestran puntos convergentes y divergentes sobre el pensamiento algebraico, a partir de la literatura en cuestión.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Silva, V. H. O. da, & Oliveira, P. C. (2024). Pensamiento algebraico: una mirada a la producción escrita de los profesores. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202424. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.22458
Sección
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografía del autor/a

Vagner Henrique Osório da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Graduando em Licenciatura em Matemática, com experiência em ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Possui habilidades em planejamento e execução de atividades pedagógicas voltadas para a construção do conhecimento matemático, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e inclusivo. Tem experiência na aplicação de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e a utilização de recursos tecnológicos para potencializar o ensino. Interesse em desenvolver projetos que integrem a matemática com outras áreas do conhecimento, visando despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais significativo. Busca constante por aperfeiçoamento profissional e acadêmico.

Paulo Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor associado (nível 3) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba) Possuo mestrado e doutorado em Educação Matemática. Atuo no curso de Licenciatura em Matemática, no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE, no qual estou na função de Coordenador e na Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So) . Desde 2012 sou líder do Grupo de Estudos e Planejamento de Aulas de Matemática- GEPLAM (www.geplam.ufscar.br). Membro do GT12 - Educação Estatística da Sociedade Brasileira da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Desenvolvo pesquisas com os temas: registros de representação semiótica, avaliação, letramento (estatístico ou probabilístico), crenças de autoeficácia e conhecimento especializado do professor

Citas

ALMEIDA, Jadilson Ramos de; SANTOS, Marcelo Câmara dos. Pensamento Algébrico: em

busca de uma definição. Revista Paranaense de educação Matemática, Campo Mourão, v.6, n. 10, p. 34-60, jan/jun 2017. Disponível em:

https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6055/4078 . Acesso em: 06 out. 2024.

ALMEIDA, Jadilson Ramos; SANTOS, Marcelo Câmara dos. Desenvolvimento do pensamento algébrico: proposição de um modelo para os problemas de partilha. Zetetike, Campinas, v.26, n.3, p.546–568, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650717. Acesso em: 06 out. 2024.

BLANTON, Maria L.; KAPUT, James J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic thinking. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p. 412-446, 2005.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DANTE, Luís Roberto. Teláris Matemática: 8o ano do Ensino Fundamental. 3.ed. São Paulo: Ática, 2018.

FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO Miguel. Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: investigando a compreensão de professores acerca do Pensamento Algébrico. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v.25, n.25, p. 53-73, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3275/4612. Acesso em: 06 out.2024.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo.; MACHADO, Antonio. Matemática e Realidade: 6o ano do Ensino Fundamental. 9a ed. São Paulo. Atual Editora, 2018.

LINS, Rômulo Campos. O modelo teórico dos campos semânticos: uma análise epistemológica da álgebra e do pensamento algébrico. Dynamis. Blumenau, v.1, n.7, p.29- 39, 1994.

MALASPINA JURADO, Udarico. Como criar problemas de matemática? Experiências didáticas com professores em formação. Revista Unión, n. 52, p. 307-313, 2018. Disponível em: https://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/362. a semiotic perspective. In: Alatorre, S. et al. (eds.). Annual meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 28th, 2006, Mérida. Proceedings […]. Mérida, México: Universidad Pedagógica Nacional, 2006. 21p.

OLIVEIRA, Paulo César; SOUZA, Adriano Ortiz; LOURENÇO, Edrei Henrique. O traçado de curvas de funções exponenciais com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências, Vitória da Conquista/Santa Fé, v. 11, n. 1, p. 92-110, junho. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10681. Acesso em: 27 dez. 2024.

RIGHI, Flávia Pereira; PORTA, Leonardo Dalla; SCREMIN, Greice. Pensamento algébrico: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, 21p, 2021. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/80794/46552. Acesso em: 06 out. 2024.

SÃO PAULO. Aprender Sempre: 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, Matemática. São Paulo: Secretaria da Educação, 2022.

SIM - Sistema de ensino. Ensino Fundamental, nono ano: língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, 1a edição, São Paulo: FTD, 2020.

SOUSA, Joamir Roberto de. Matemática, realidade & tecnologia: 8o ano do Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2018.

SOUZA, Rodrigo Baltazar de; GIORDANO, Cassio Cristiano; OLIVEIRA, Paulo Cesar. Nível do desenvolvimento do pensamento algébrico em tarefas introdutórias envolvendo funções exponenciais. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico, 6., 2024, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: UEPB, 2024. 12p. Disponível em: https://doi.org/10.29327/1413695.6-13 . Acesso em: 27 dez. 2024.