Pensamento algébrico: um olhar sobre a produção escrita de professores

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Vagner Henrique Osório da Silva
Paulo Cesar Oliveira

Resumo


Dada a notoriedade do pensamento algébrico na unidade temática de Álgebra, contida na BNCC, apresentamos um estudo envolvendo 6 professores da educação básica, as suas concepções de ensino e conteúdo acerca da temática, durante a realização da disciplina de Fundamentos Metodológicos da Educação em Ciências e Matemática, no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (Matemática), oferecido pela UFSCar, campus Sorocaba. Utilizamos um aporte teórico e metodológico para caracterizar esse forma de pensar. A produção de informações originou-se de relatos escritos dos mestrandos envolvidos em atividade desenvolvida no decorrer da disciplina, sob um contexto de abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados evidenciam pontos convcrgentes e divergentes sobre o pensar algebricamente, com base na literatura em questão.



 

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Como Citar
Silva, V. H. O. da, & Oliveira, P. C. (2024). Pensamento algébrico: um olhar sobre a produção escrita de professores. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202424. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.22458
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Vagner Henrique Osório da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Graduando em Licenciatura em Matemática, com experiência em ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Possui habilidades em planejamento e execução de atividades pedagógicas voltadas para a construção do conhecimento matemático, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e inclusivo. Tem experiência na aplicação de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e a utilização de recursos tecnológicos para potencializar o ensino. Interesse em desenvolver projetos que integrem a matemática com outras áreas do conhecimento, visando despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais significativo. Busca constante por aperfeiçoamento profissional e acadêmico.

Paulo Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor associado (nível 3) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba) Possuo mestrado e doutorado em Educação Matemática. Atuo no curso de Licenciatura em Matemática, no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE, no qual estou na função de Coordenador e na Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So) . Desde 2012 sou líder do Grupo de Estudos e Planejamento de Aulas de Matemática- GEPLAM (www.geplam.ufscar.br). Membro do GT12 - Educação Estatística da Sociedade Brasileira da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Desenvolvo pesquisas com os temas: registros de representação semiótica, avaliação, letramento (estatístico ou probabilístico), crenças de autoeficácia e conhecimento especializado do professor

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