Análise de conteúdo em problemas matemáticos utilizando o domínio icônico

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Igor Vaz de Camargo
Jonis Jecks Nervis

Resumo

Este artigo apresenta a análise dos dados levantados da aplicação de uma sequência didática que tem como base o uso da metodologia de Resolução de Problemas em Matemática, para a abordagem da unidade temática álgebra, no 7º ano do ensino fundamental. A escolha do referencial analítico de Bardin (2011), por meio da análise de conteúdo, levanta o seguinte problema: como analisar resoluções de problemas matemáticos, de forma qualitativa, que não estão escritos em formato de texto? Dentro dos domínios da análise de conteúdo apresentados por Bardin (2011), há a possibilidade do uso do icônico, pelo qual se realizam inferências em registros de representações em formato de imagens, como é o caso dos problemas matemáticos propostos. O procedimento de análise resulta na criação de duas categorias abrangentes, divididas em cinco subcategorias que detalham a forma como as respostas dadas pelos alunos estão agrupadas. Esta análise por meio de categorias pode auxiliar professores a visualizar o que as respostas dadas pelos alunos revelam sobre seus conhecimentos matemáticos, embasando a tomada de decisão.

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Como Citar
Camargo, I. V. de, & Nervis, J. J. (2024). Análise de conteúdo em problemas matemáticos utilizando o domínio icônico. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202420. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.21001
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Igor Vaz de Camargo, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestre pelo Programa de Pós -Graduação em Educação da UENP - Mestrado Profissional em Educação Básica

Jonis Jecks Nervis, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

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