Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP): Proposta metodológica para professores de matemática

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Maria Antônia Keila Alves
Daniel Brandão Menezes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar ações didáticas que se vinculam ao ensino de área das figuras planas, com ênfase na utilização do Software Geogebra, em conjunto com o uso do site Phet Colorado e de materiais usados regularmente pelos discentes, tendo o intuito de empregar como proposta metodológica uma Situação Didática Olímpica (SDO) de Alves, em uma escola municipal no distrito de Ubaúna-Coreaú-Ceará, sendo o seu público-alvo duas turmas de 9º ano do ensino fundamental II. O ponto principal desse estudo foi apresentar de maneira clara e objetiva, como professores de matemática podem abordar Problemas Olímpicos (PO’s) em aulas regulares de matemática e também a encontrar a melhor metodologia de ensino para auxiliá-los, sempre tendo como foco principal a aprendizagem dos estudantes. Constatou-se, que o ensino de áreas das figuras planas agregado a recursos educacionais mais modernos, como o geogebra e o site phet colorado que foram os escolhidos para essa pesquisa, apresenta-se de forma eficiente para aprendizagem significativa dos discentes, atuando principalmente na percepção na qual uma questão de matemática não necessariamente precisa ter apenas uma possibilidade de resposta, desvinculando os alunos da ideia errônea que a matemática é considerada uma ciência exata e portanto aceita uma única possibilidade de resposta.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Alves, M. A. K., & Menezes, D. B. (2023). Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP): Proposta metodológica para professores de matemática . Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202306. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16260
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Maria Antônia Keila Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduanda em matemática (licenciatura) pela UVA 

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC

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