Discutindo uma atividade sobre o um método histórico e o uso de materiais concretos para o ensino de matemática

Conteúdo do artigo principal

Luis Carlos Barbosa Oliveira
Benjamim Cardoso da Silva Neto
Evanildo Borges da Silva

Resumo

A inserção da História da Matemática na Educação Básica tem sido objeto de estudo em diversas produções acadêmicas, fazendo emergir diversificadas maneiras de trabalhar e conduzir a prática docente com uso de informações históricas matemáticas. Dessa forma, esse artigo tem o objetivo de discutir acerca do desenvolvimento de uma atividade didática em uma turma do 3º ano do Ensino Médio sobre o método de Arquimedes (287 a. C. – 212 a. C) para determinação de medidas do círculo aliado ao uso de materiais concretos. Adota-se a investigação histórica no ensino de Matemática como pressuposto teórico acerca da História para o ensino de Matemática para a elaboração de uma atividade com aspecto investigativo e criativo que possibilite ao aluno a argumentação e a comunicação como atitudes de ordenação de seu conhecimento. A atividade desenvolvida apresenta a reprodução do método da exaustão sistematizado por Arquimedes de Siracusa para determinação de medidas do círculo, para tal utilizou-se três aulas de 50 minutos. Essa pesquisa é qualitativa e bibliográfica se fundamentando na discussão acerca da construção e aplicação da atividade dividida em quatro passos para reprodução em forma de problemática a ser solucionada com auxílio de materiais concretos. Aplicou-se um questionário de forma a sintetizar as apreensões gerais sobre os procedimentos adotados como engajamento de atividades didáticas em salas de aula que por sua vez revelou que os alunos sentiram-se motivados pela metodologia, revelando serem aulas promissoras e atraentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, L. C. B., Silva Neto, B. C. da, & Silva, E. B. da. (2023). Discutindo uma atividade sobre o um método histórico e o uso de materiais concretos para o ensino de matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202304. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16136
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Luis Carlos Barbosa Oliveira, IFPI

Especialista em Matemática Financeira

Professor de Matemática IFPI

Mestrando em Matemática (PROFMAT IFPI)

Benjamim Cardoso da Silva Neto, IFMA

Professor de Matemática do IFMA

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

Doutor em Educação em Ciências e Matemática

Professor do PROFMAT IFPI e PPECEM UFMA

Evanildo Borges da Silva, IFPI

Professor SEDUC Maranhão

Mestrando em Matemática PROFMAT IFPI

Referências

ALMEIDA, Bruno Oliveira de. O Princípio de Arquimedes Cálculo do Volume de Sólidos Quaisquer: Cálculo do Volume de Sólidos Quaisquer. 2020. 40f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2020.

BERTATO, Fábio Maia; GRUDTNER, Guilherme Luiz: A Medida do Círculo: Uma tradução do texto ΚΥΚΛΟΥ ΜΕΤΡΗΣΙΣ de Arquimedes 2020. Revista brasileira de história da matemática, v. 21, n. 42, p. 1–13, Campinas, 2021. Link: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBH. Acesso em: 22 de mar. 2022.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Educação Matemática: um ensaio sobre concepções que sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento. In: FLORES, Cláudia Regina; CASSIANI, Suzani. (Orgas.). Tendências contemporâneas nas pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado das Letras, 2013. p. 17-40.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Alvarez. Porto: Porto, 1994.

BORGES, Kleber Alves. Arquimedes e Polya em sala de aula. 2020. 89f. Dissertação - (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Cuiabá, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

BRITO, Arlete de Jesus; MIGUEL, Antonio; CARVALHO Dione Lucchesi de; MENDES, Iran Abreu. (Orgs.). História da matemática em atividades didáticas. Natal: Editora da UFRN, 2005.

D`AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus. 1996.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.

GARBI, Gilberto. A rainha das ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo a matemática. 5. ed. rev.. ampl. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAUNAY, Mickael. A Fascinante História da Matemática: da pré-história aos dias de hoje. Trad. Clóvis Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

LIMA, Jeroncio Fernandes de Oliveira. A história da Matemática como Alternativa Didática: uma coletânea de atividades. 2016. 79f Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA. Mossoró-RN, 2016.

LORENZATO, Sérgio – Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de Professores).

LUZETTI, Fabiano Donizeti da Silva. Figuras Circulares: uma atividade envolvendo perímetro e Área do Círculo. 2013. 80f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos. 2013.

MENDES Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015. (Coleção História da Matemática para Professores).

MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Sociedade Brasileira de História da Matemática: Belém, 2016.

MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na educação matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Tendências em Educação Matemática).

OLIVEIRA, Francisco Wagner; NOGUEIRA, Raniele Sampaio. A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 9, n. 26, p. 76-88, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026/6812. Acessado em 28 nov. 2022.

ROONEY, Anne. A História da Matemática: desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: m.Books Brasil , 2012.

ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SANTOS, Júnio Cândido dos. BARROS, Rafael José Alves do Rego. Nos passos de Arquimedes: o uso da história no ensino da Matemática para discutir geometria plana. 2020. 92f. Produto educacional (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

SILVA, Ana Paula Bispo da; PINTO, José Antonio Ferreira; VICENTE, Samira Arruda. GONÇALVES, Gerson. O caso das três pilhas: reconstruindo aparatos históricos para ensinar e aprender Física. Revista Ciências & Ideias. v. 12, n.2, mai.-jul., p. 192-204, 2021. Disponível em https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1440. Acesso em 18 dez. 2022.

SILVA, Daniel de Jesus. A utilização da história da matemática em atividades investigativas: estudo de áreas de regiões planas regulares e irregulares (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Vitória da Conquista, 2016.

ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.