O Plano de aula de inglês: uma análise a partir da necessidade adequação ao contexto das escolas no campo
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v6i2.2854Mots-clés :
Plano de aula, Inglês, CampoRésumé
Este trabalho objetiva sintetizar as análises de planos de aula de língua inglesa em escolas públicas de três diferentes zonas rurais da Bahia. O objetivo da análise foi investigar se os conteúdos e objetivos apresentados em tais planos foram adequados a uma proposta de ensino que considere o contexto regional de tais escolas. Para isso foram analisados planos de três escolas, dez de cada uma, totalizando trinta amostras.
Téléchargements
Références
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. UNESCO/ MEC. São Paulo: Cortez. p. 89-102, 1996.
FARIAS, Graziela Franceschet; ANTUNES, Helenise Sangoi. Educação rural e formação de professors no interior do Rio Grande do Sul: ruralidades e história de vida. In: SOUZA, Eliseu Clementino de (org.) Educação e Ruralidades. Salvador: Edufba, 2012
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004. Cap. 10. p. 221-247.
MENDES, Edileise. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, Edleise; CASTRO,Maria Lúcia Souza (Org.). Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.
MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001
RAJAGOPALAN, Kanavillil. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.149-168.
REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (org.).Lingua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 213-230.
SCHEYERL, Denise; SQUEIRA, Sávio. Inglês for all: entre a prática excludente e a democratização viável. In: Mota, K. e Scheyerl, D. (orgs.) Espaços Lingüísticos: resistências e expansões. Salvador: EDUFBA, p. 285-310. 2006
SOUZA, Eliseu Clementino de (org.) Educação e Ruralidades. Salvador: Edufba, 2012.
TRINDADE, Lenir Marina; Werle, Flávia Obino Corrêa de. Educação rural: narrativas e práticas de formação. In: In: SOUZA, Eliseu Clementino de (org.) Educação e Ruralidades. Salvador: Edufba, 2012
VASCONCELLOS, Celso dos S: Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico Ladermos Libertad-1. 7º Ed. São Paulo, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.