O Plano de aula de inglês: uma análise a partir da necessidade adequação ao contexto das escolas no campo

Authors

  • Célia Bispo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v6i2.2854

Keywords:

Plano de aula, Inglês, Campo

Abstract

Este trabalho objetiva sintetizar as análises de planos de aula de língua inglesa em escolas públicas de três diferentes zonas rurais da Bahia. O objetivo da análise foi investigar se os conteúdos e objetivos apresentados em tais planos foram adequados a uma proposta de ensino que considere o contexto regional de tais escolas. Para isso foram analisados planos de três escolas, dez de cada uma, totalizando trinta amostras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Célia Bispo, Universidade Federal da Bahia

Graduada em letras (UEFS), Mestranda do Programa Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia; Bolsista CAPES.

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. UNESCO/ MEC. São Paulo: Cortez. p. 89-102, 1996.

FARIAS, Graziela Franceschet; ANTUNES, Helenise Sangoi. Educação rural e formação de professors no interior do Rio Grande do Sul: ruralidades e história de vida. In: SOUZA, Eliseu Clementino de (org.) Educação e Ruralidades. Salvador: Edufba, 2012

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004. Cap. 10. p. 221-247.

MENDES, Edileise. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, Edleise; CASTRO,Maria Lúcia Souza (Org.). Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.

MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001

RAJAGOPALAN, Kanavillil. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.149-168.

REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (org.).Lingua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 213-230.

SCHEYERL, Denise; SQUEIRA, Sávio. Inglês for all: entre a prática excludente e a democratização viável. In: Mota, K. e Scheyerl, D. (orgs.) Espaços Lingüísticos: resistências e expansões. Salvador: EDUFBA, p. 285-310. 2006

SOUZA, Eliseu Clementino de (org.) Educação e Ruralidades. Salvador: Edufba, 2012.

TRINDADE, Lenir Marina; Werle, Flávia Obino Corrêa de. Educação rural: narrativas e práticas de formação. In: In: SOUZA, Eliseu Clementino de (org.) Educação e Ruralidades. Salvador: Edufba, 2012

VASCONCELLOS, Celso dos S: Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico Ladermos Libertad-1. 7º Ed. São Paulo, 2000.

Published

2016-12-28

How to Cite

BISPO, C. O Plano de aula de inglês: uma análise a partir da necessidade adequação ao contexto das escolas no campo . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 6, n. 2, p. 1–8, 2016. DOI: 10.69969/revistababel.v6i2.2854. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2854. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

FREE SECTION