Algumas linhas sobre Ética e Moral de uma perspectiva do realismo complexo

Rousseau, Moore e Luhmann

Autores

Palavras-chave:

Realismo moral, Jean-Jacques Rousseau, Teoria dos Sistemas, Metafísica e ontologia, Realismo complexo

Resumo

O artigo apresenta um projeto sobre as possibilidades de se pensar um realismo moral a partir da metafísica contemporânea. Começamos caracterizando o retorno das considerações realistas filosóficas no que se tem feito na metafísica contemporânea, especialmente depois da crítica ao correlacionismo (Meillassoux) e ao antropocentrismo (Harman e Whitehead). Em seguida apresentamos dois desafios para se pensar o realismo moral, a saber, a autenticidade da moral e a crítica à metafísica da presença. Mostraremos como Rousseau é um inusitado aliado aqui, onde seu projeto de autonomia da moral tem inspirado diversos pensadores. Evitando seguir pelos caminhos dos idealistas alemães, concluímos propondo um caminho que passará pela teoria dos sistemas de Luhmann como uma possível gramática para este projeto futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Souza e Rocha Dias Maciel, Universidade de Brasilia

Mestre em Teoria do Direito e Direito Global pela European Academy of Legal Theory (Frankfurt-Alemanha) e Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília na linha de Lógica, Metafísica e Epistemologia. Tem experiência em Filosofia, com ênfase em Metametafísica, Realismo Especulativo do Século XXI, Teoria dos Sistemas, Filosofia do Processo, Teoria do Ator-Rede e Filosofia Latino-americana.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

MACIEL, O. S. e R. D. Algumas linhas sobre Ética e Moral de uma perspectiva do realismo complexo: Rousseau, Moore e Luhmann. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 111–130, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/18875. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)