Publicação do Dossiê temático: Educação indígena e quilombola: educação contextualizada para a alteridade

2022-09-11

Com prazer informamos que o Dossiê temático: Educação indígena e quilombola: educação contextualizada para a alteridade, foi publicado.

Nesse dossiê foram publicados os seguintes artigos:

 

VAMOS ARRIBAR O CÉU? POR UMA EDUCAÇÃO ATRAVESSADA POR BRASILIDADES CRIATIVAS SUBALTERNIZADAS

Cláudia Pereira Vasconcelos

 

“PRÉ-BRASIL”? EPISTEMOLOGIAS DE ABYA YALA A PARTIR DOS POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL.

Helena Azevedo Paulo de Almeida

 

CONTRA A COLONIALIDADE DO SABER E A FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRATIVA: AS ESCOLAS YVY POTY NO TEKOHA TE’YIKUE E GUIRA ARANDU ROKA NO TEKOHA GUYRA ROKA DOS AVA GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL

Thaís Vieira de Paula

 

POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A CAPOEIRA EM JOGO- APLICAÇÃO DE UM JOGO DE MEMÓRIA PARA SURDOS

Ivalda Kimberlly Portela, Magno Santos Batista

 

UM QUILOMBO URBANO: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA COMUNIDADE DA VILA ÁFRICA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA, CULTURA E ALTERIDADE

Antonio Filogenio de Paula Junior

 

QUILOMBOS URBANOS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: TERRITÓRIOS EM DISPUTA - EM PORTO ALEGRE/RS

Claudia Luisa Zeferino Pires

 

EDUCAÇÃO COMO LUTA DE RESISTÊNCIA E AFIRMAÇÃO DA RADICALIDADE QUILOMBOLA

Edilma José da Silva Silva, Tulio Barbosa, Jeani Delgado Paschoal Moura

 

O QUILOMBISMO ESCOLARIDADE E FORÇA: A ORALIDADE COMO FORMA DE RESISTÊNCIA ANCESTRAL

Joelton Lima

 

REGIÃO E REGIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

Adriano Gonçalves de Oliveira, Jamille da Silva Lima-Payayá

 

NA ENCRUZILHADA DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: PERSPECTIVAS E PRÁXIS DOCENTE

Jônatas Reis da Silva, Paloma Amorim de Brito, Tainá Santos Silva Lira

 

Desejamos a todos uma boa leitura.