QUILOMBOS URBANOS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: TERRITÓRIOS EM DISPUTA - EM PORTO ALEGRE/RS

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Palavras-chave:

educação escolar quilombola; quilombos urbanos; território; escola

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre educação escolar quilombola e as disputas e necessidades enfrentadas pelos quilombos urbanos de Porto Alegre/RS na educação. Analisa o referencial político-pedagógico da educação escolar quilombola no cenário nacional e municipal. Representa escolas presentes no entorno dos territórios quilombolas do município de Porto Alegre/RS e discute a ausência de inserção de seus saberes enquanto projeto e diretrizes curriculares.  Discute a necessária implementação de políticas de atendimento para as necessidades educacionais dos territórios quilombolas. Orienta sobre o potencial que escolas próximas das comunidades quilombolas possuem para assegurar e promover a emancipação desses grupos e sujeitos sociais. Sinaliza a emergência que a diversa e plural cidade de Porto Alegre possui para afirmar um novo projeto político-pedagógico para a educação escolar quilombola.

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Biografia do Autor

Claudia Luisa Zeferino Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Geociências/UFRGS. Atua em linhas de pesquisas e extensão com ênfase em espacialidades urbanas, educação e cidadania e análise territorial. Tem experiência na área de ensino de geografia e educação popular.

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

Zeferino Pires, C. L. (2022). QUILOMBOS URBANOS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: TERRITÓRIOS EM DISPUTA - EM PORTO ALEGRE/RS. Diálogos E Diversidade, 2, e14197. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/14197

Edição

Seção

Dossiê temático: Educação indígena e quilombola