QUILOMBOS URBANOS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: TERRITÓRIOS EM DISPUTA - EM PORTO ALEGRE/RS
Palavras-chave:
educação escolar quilombola; quilombos urbanos; território; escolaResumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre educação escolar quilombola e as disputas e necessidades enfrentadas pelos quilombos urbanos de Porto Alegre/RS na educação. Analisa o referencial político-pedagógico da educação escolar quilombola no cenário nacional e municipal. Representa escolas presentes no entorno dos territórios quilombolas do município de Porto Alegre/RS e discute a ausência de inserção de seus saberes enquanto projeto e diretrizes curriculares. Discute a necessária implementação de políticas de atendimento para as necessidades educacionais dos territórios quilombolas. Orienta sobre o potencial que escolas próximas das comunidades quilombolas possuem para assegurar e promover a emancipação desses grupos e sujeitos sociais. Sinaliza a emergência que a diversa e plural cidade de Porto Alegre possui para afirmar um novo projeto político-pedagógico para a educação escolar quilombola.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 08, de 20 de novembro de 2012. Parecer CNE/CEB nº 16 de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. Disponível <http://portal.mec.gov.br/> Acesso em março de 2022.
BRASIL. Lei n° 6.040/2007, de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 8 fev. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm> Acesso em março de 2022.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE), 2010, Brasília, DF. Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias; Documento Final. Brasília, DF: MEC, 2010b. 164p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conae/documento_referencia.pdf> Acesso em março de 2022.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Revista Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, janeiro/abril, 2012. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/11/curr%C3%ADculo-erela%C3%A7%C3%B5es-raciais-nilma-lino-gomes.pdf> Acesso em março de 2022.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Convenção n. 169. 1989. Disponível em: <https://www.oas.org/dil/port/1989%20Conven%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20Povos%20Ind%C3%ADgenas%20e%20Tribais%20Conven%C3%A7%C3%A3o%20OIT%20n%20%C2%BA%20169.pdf> Acesso em março 2022.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. PMPA, lei nº 11.858, de 25 de junho de 2015, que institui o Plano Municipal de Educação (PME), disponível em <https://leismunicipais.com.br/plano-municipal-de-educacao-porto-alegre-rsL> Acesso em fevereiro de 2022.
PIRES, Claudia Luísa Zeferino; BITENCOURT, Lara Machado. Atlas da Presença Quilombola em Porto Alegre/RS. Porto Alegre: Editora Letra1, 2021. Disponível em: < https://www.editoraletra1.com/epub/978-65-87422-19-0/ > Acesso em março de 2022.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: Modos e significações. Brasília: INCTI; UnB, 2019.
SILVA, Givânia Maria da. (coord). Projetos Quilombos e Educação. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/apresentacoes-em-eventos/apresentacoes-audiencias-2021/arquivos-2021/GivaniaSilva.pdf> Acesso março de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.