Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Diálogos e Diversidade (RDD) é uma revista científica eletrônica do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

RDD objetiva fomentar a divulgação de produções acadêmico-científicas, dentro de uma perspectiva multi/transdisciplinar, que promova o diálogo entre os diversos campos do saber.

RDD publica artigos originais, revisões de literatura, ensaios, resenhas, relatos de experiência e/ou de casos, organizados em regime de fluxo contínuo e/ou pela organização de Dossiê(s) Temático(s), redigidos na língua portuguesa, Inglesa ou Espanhola, que tenham sido submetidos do Brasil e/ou do Exterior e que apresentem resultado de investigação/escrita com enfoque na Interdisciplinaridade.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à RDD serão avaliados de forma anônima, através do sistema de julgamento duplo cego, em que dois pareceristas ad-hoc, pertencentes à instituições diferentes à de vinculação da autoria, irão avaliar o texto e apresentar sugestões de ajustes/modificações/correções na apresentação/redação da proposta.

Em casos de grandes divergências entre os dois primeiros pareceres, será enviado então para um terceiro avaliador que fará a avaliação final.

Depois da avaliação, o resultado dos pareceres será encaminhado a(os) autor(a)(es) junto com as instruções para possíveis adequação(ões)/modificação(ões), quando for o caso.

Os pareceres finais têm como finalidade atestar a qualidade dos textos para fins de publicação na RDD e são apresentados de acordo com as três categorias a seguir:

- Aceito/Publicável sem restrições/modificações;

- Aceito/Publicável com restrições e sugestões de modificações necessárias, podendo estar condicionado a nova(o) avaliação/parecer;

- Rejeitado/Não publicável.

Periodicidade

A RDD adota a periodicidade semestral, tendo assim duas edições regulares durante o ano, sendo que o processo de submissão ocorre em regime de FLUXO CONTÍNUO.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.