POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A CAPOEIRA EM JOGO- APLICAÇÃO DE UM JOGO DE MEMÓRIA PARA SURDOS

Autores

Palavras-chave:

Surdo; Aprendizagem; Metodologia pedagógica.

Resumo

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados em 2020 pontuam que mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado à surdez, ou seja, 5% da população brasileira é surda. Objetiva-se com esse relato de experiência  apresentar informações acerca da aplicação de um jogo de memória para surdos. No jogo de memória, tomamos como temática a Capoeira, pretende-se também atender as discussões estabelecidas na Lei nº 10.639,  isto é, o relato procura contemplar a duas frentes caras para a sociedade contemporânea, o preconceito à pessoa com necessidade especial e raça. A base teórica principal assenta-se nos estudos postulados por Paulo Freire. Essa proposta foi desenvolvida na disciplina de Libras, em aulas curriculares do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- UNEB/Campus X-DEDCX, situado na cidade de Teixeira de Freitas, durante o semestre letivo 2021.1. A metodológico, adotamos estratégias das metodologias ativas e da pesquisa-ação. Os resultados apontam para a importância das intervenções lúdicas, as quais contribuem para a formação de uma aprendizagem significativa, despertam nos educandos sentimentos de pertença, identificação social e cultural e proporcionam a reflexão das várias condições que os educandos vivem.

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Biografia do Autor

Ivalda Kimberlly Portela, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Magno Santos Batista, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2008) e em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010). Especialista em Língua Portuguesa - (UESB). Especialista em Leitura e Produção de Texto na Escola (UESC). Mestre em Letras: Linguagens e Representações (UESC). Doutorando em Língua e Cultura - UFBA.

Referências

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

Portela, I. K., & Batista, M. S. (2022). POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A CAPOEIRA EM JOGO- APLICAÇÃO DE UM JOGO DE MEMÓRIA PARA SURDOS. Diálogos E Diversidade, 2, e13690. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/13690

Edição

Seção

Dossiê temático: Educação indígena e quilombola