POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A CAPOEIRA EM JOGO- APLICAÇÃO DE UM JOGO DE MEMÓRIA PARA SURDOS
Palavras-chave:
Surdo; Aprendizagem; Metodologia pedagógica.Resumo
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados em 2020 pontuam que mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado à surdez, ou seja, 5% da população brasileira é surda. Objetiva-se com esse relato de experiência apresentar informações acerca da aplicação de um jogo de memória para surdos. No jogo de memória, tomamos como temática a Capoeira, pretende-se também atender as discussões estabelecidas na Lei nº 10.639, isto é, o relato procura contemplar a duas frentes caras para a sociedade contemporânea, o preconceito à pessoa com necessidade especial e raça. A base teórica principal assenta-se nos estudos postulados por Paulo Freire. Essa proposta foi desenvolvida na disciplina de Libras, em aulas curriculares do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- UNEB/Campus X-DEDCX, situado na cidade de Teixeira de Freitas, durante o semestre letivo 2021.1. A metodológico, adotamos estratégias das metodologias ativas e da pesquisa-ação. Os resultados apontam para a importância das intervenções lúdicas, as quais contribuem para a formação de uma aprendizagem significativa, despertam nos educandos sentimentos de pertença, identificação social e cultural e proporcionam a reflexão das várias condições que os educandos vivem.
Downloads
Referências
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FERREIRA, Larissa. “Entrevista”. In: BRITO, Débora. Mulheres usam roda de capoeira como espaço de luta pela igualdade: Prática pode incentivar resgate da identidade racial. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/mulheres-usam-roda-de-capoeira-como-espaco-de-luta-pela-igualdade. Acesso em: 6 nov. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Freire, paulo. alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. editora paz e terra, 2011.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2020. Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínuas. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=o-que-e. Acesso em 20 de nov.2020.
MARTINS, L.; “Performances do tempo espiralar”. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia. Performance, exílio, fronteiras: errâncias, territoriais e textuais. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
O POVO Brasileiro. Direção de Isa Grinspum Ferraz; Rafic Farah. Produção de Carolina Vendramini. Intérpretes: Darcy Ribeiro. Roteiro: Antônio Risério, Isa Grispum Ferraz, Marcos Pompéia. 2000. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wfCpd4ibH3c&list=PLyz4LUAInoJJgiAJBM-MqfA69gClLt1uz>. Acesso em: 15 nov. 2020.
SILVA, Silane Maria, et al. Educando Com a Capoeira. Universidade Federal de Lavras. Lavras. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.