CONTRA A COLONIALIDADE DO SABER E A FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRATIVA: AS ESCOLAS YVY POTY NO TEKOHA TE’YIKUE E GUIRA ARANDU ROKA NO TEKOHA GUYRA ROKA DOS AVA GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:
Educação Integrativa Guarani e Kaiowá; Colonialidade do Saber; Não-universalização da Educação; Educação Autônoma; Etnoeducação.Resumo
O artigo abordou a importância de uma educação integrada para romper com os limites da colonialidade do saber e da falsa representação da universalidade. Para tanto, construiu seu argumento baseado na falácia das normativas de educação brasileira a respeito da universalidade da educação e utilizou modelos etnoeducacionais do Ava Guarani Kaiowá para fomentar a discussão a respeito do que realmente constitui uma educação emancipadora. Utilizou-se o método qualitativo para a sustentação do argumento, utilizando fontes primárias de dados quantitativos para complementar a metodologia. Além disso, fez-se uso da análise documental para compilar os dados quantitativos, de entrevistas semiestruturadas e da observação participante.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 1988.
BRASIL. Decreto Nº 6.861 de 2009. Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2009.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências Sociais, Violência Epistêmica e o Problema da “Invenção do Outro”. In: LANDER, Edgardo. A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas Latino-Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005.
CIMI. Conselho Indígena Missionário.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educacional. Editora Paz e Terra. São Paulo, 2011.
CORONIL, Fernando. Natureza do Pós-Colonialismo: do eurocentrismo ao globocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org). A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas Latino-Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005.
ESCOBAR, Arturo. O lugar da Natureza e a Natureza do Lugar: globalização ou pós-desenvolvimento. In: LANDER, Edgardo. A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas Latino-Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005.
IBGE. Censo Demográfico de 2000. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2000.
INEP. Estatísticas sobre educação escolar indígena no Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2007.
INEP. Oferta de educação indígena cresce 47%. Notícias Censo Escolar. https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/oferta-de-educacao-indigena-cresce-47. 2010.
INEP. Censo Escolar 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2010.
INEP. Censo Escolar 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2013.
INEP. Censo Escolar 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2014.
INEP. Censo Escolar 2020. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2020.
LANDER, Edgardo. A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas Latino-Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005.
LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: Saberes Coloniais e Eurocêntricos. LANDER, Edgardo. A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas Latino-Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005.
MEC, Ministério da Educação e Cultura. Conferência em Goiás debate os Avanços da Educação Indígena. http://portal.mec.gov.br/busca-geral/206-noticias/1084311476/14514-conferencia-em-goias-debate-os-avancos-da-educacao-indigena. 2009.
MORENO, Alejandro. Superar a exclusão, conquistar a equidade: reformas, políticas e capacidade no âmbito social. In: LANDER, Edgardo. A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas Latino-Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Apresentação da Edição em Português. In: LANDER, Edgardo. A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas Latino-Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y Modernidad/Racionalidad. Perú Indigena. Vol 13, N 29. Lima, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.