CONTRA A COLONIALIDADE DO SABER E A FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRATIVA: AS ESCOLAS YVY POTY NO TEKOHA TE’YIKUE E GUIRA ARANDU ROKA NO TEKOHA GUYRA ROKA DOS AVA GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

Palavras-chave:

Educação Integrativa Guarani e Kaiowá; Colonialidade do Saber; Não-universalização da Educação; Educação Autônoma; Etnoeducação.

Resumo

O artigo abordou a importância de uma educação integrada para romper com os limites da colonialidade do saber e da falsa representação da universalidade. Para tanto, construiu seu argumento baseado na falácia das normativas de educação brasileira a respeito da universalidade da educação e utilizou modelos etnoeducacionais do Ava Guarani Kaiowá para fomentar a discussão a respeito do que realmente constitui uma educação emancipadora. Utilizou-se o método qualitativo para a sustentação do argumento, utilizando fontes primárias de dados quantitativos para complementar a metodologia. Além disso, fez-se uso da análise documental para compilar os dados quantitativos, de entrevistas semiestruturadas e da observação participante.  

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Biografia do Autor

Thaís Vieira de Paula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela e Mestra em Relações Internacionais, ambas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Pesquisa gênero, feminismos e relações internacionais com ênfase no feminismo crítico e feminismo decolonial, focando suas análises em movimentos sociais de mulheres indígenas, América Latina, organizações internacionais e direitos humanos. Tem ampla experiência com Movimentos Sociais de Direitos Humanos.

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

Paula, T. V. de . (2022). CONTRA A COLONIALIDADE DO SABER E A FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRATIVA: AS ESCOLAS YVY POTY NO TEKOHA TE’YIKUE E GUIRA ARANDU ROKA NO TEKOHA GUYRA ROKA DOS AVA GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL. Diálogos E Diversidade, 2, e14126. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/14126

Edição

Seção

Dossiê temático: Educação indígena e quilombola