CONTRA A COLONIALIDADE DO SABER E A FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRATIVA: AS ESCOLAS YVY POTY NO TEKOHA TE’YIKUE E GUIRA ARANDU ROKA NO TEKOHA GUYRA ROKA DOS AVA GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
Palabras clave:
Educação Integrativa Guarani e Kaiowá; Colonialidade do Saber; Não-universalização da Educação; Educação Autônoma; Etnoeducação.Resumen
O artigo abordou a importância de uma educação integrada para romper com os limites da colonialidade do saber e da falsa representação da universalidade. Para tanto, construiu seu argumento baseado na falácia das normativas de educação brasileira a respeito da universalidade da educação e utilizou modelos etnoeducacionais do Ava Guarani Kaiowá para fomentar a discussão a respeito do que realmente constitui uma educação emancipadora. Utilizou-se o método qualitativo para a sustentação do argumento, utilizando fontes primárias de dados quantitativos para complementar a metodologia. Além disso, fez-se uso da análise documental para compilar os dados quantitativos, de entrevistas semiestruturadas e da observação participante.
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