Formação em música: lugares, espaços e tempos histórico-sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1163

Palavras-chave:

Educação musical, Formação docente, Práticas pedagógico-musicais

Resumo

Apresento e discuto este trabalho a respeito do que foi instituído (e, ainda é) como concepção do saber musical em cursos de formação docente, assim como experiências instituintes com música em práticas educacionais. Para tanto, organizei este texto em três partes. Na primeira, teço aproximações conceituais entre instituído-instituinte e colonial-decolonial e, consequentemente, estabeleço relações entre o que já está dado e procura se manter, e a força de experiências instituintes que anseiam por mudanças. Em seguida, dou ênfase à colonialidade musical instituída, destacando a predominância da partitura para a execução de obras musicais, de determinados instrumentos musicais em detrimento de outros, bem como da seleção do repertório, permitido e fidedigno, por grupos organizados que estão no seio das instituições, onde processos de aprendizagem e socialização são efetuados. Na terceira parte, descrevo e analiso experiências musicais instituintes e decoloniais. Escolhi fontes de diferentes contextos para evidenciar práticas pedagógico-musicais vivas, a partir de experiências docentes: a primeira, é a história da professora Leda Maffioletti (Pedrollo, 2022, 2023; Pedrollo; Mateiro, 2023); e, a segunda, a do professor Jorge Aníbal Coral Guerrón (Salgado Pereira, 2023). Concluo, enumerando semelhanças e diferenças existentes entre os dois casos. Por um lado, a formação musical em culturas distintas, contato e aprendizagem da música por meio do “tocar de ouvido”, o acordeom como instrumento principal, estudos musicais em faculdades de música, onde o repertório ocidental europeu foi o pressuposto para ser professor e professora; e, por outro, experiências instituintes realizadas pela professora brasileira no contexto da escola de Educação Básica e pelo professor colombiano no entorno universitário, destacando a presença da música e de instrumentos musicais da cultura popular.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad del Pais Vasco, EHU, Espanha. É professora associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente.

Referências

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CAMPOS, Paulo de. Secretaria de Estado da Cultura e IGTF prestam homenagem ao maestro Angelo Crivellaro. Jornal Revisão, Osório, v. 25, p. 3, 24 dez. 2015. Cultura. Disponível em: https://www.cultura.rima.art.br/paginas/151224.pdf. Acesso em: 5 fev. 2024.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1982.

CORAL GUERRÓN, Jorge Aníbal. Entrevista cedida a Juan Carlos Salgado Pereira. Caderno de Entrevistas, [s. l.], 2021. Material não publicado.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-740, 2012. Disponível em: scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando; SANCHO GIL, Juana María. La investigación sobre historias de vida: de la identidad humanista a la subjetividad nómada. Margéns: Revista de Educación de la Universidad de Málaga, Málaga, v. 1, n. 3, p. 34-45, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uma.es/index.php/mgn/article/view/9609. Acesso em: 20 dez. 2024.

HESS, Remi. Do efeito Mühlmann ao princípio de falsificação: instituinte, instituído, institucionalização. Mnemosine, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 148-163, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41326. Acesso em: 10 dez. 2024.

LINHARES, Célia. Experiências instituintes na educação pública? Alguns porquês dessa busca. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 16, n. 31, p. 139-160, 2007. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5192. Acesso em: 20 jan. 2024.

LINHARES, Célia; HECKERT, Ana Lúcia. Movimentos Instituintes nas Escolas: afirmando a potência dos espaços públicos de educação. RevistAleph, Rio de Janeiro, n. 12, p. 5-12, 2009. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/38931. Acesso em: 18 nov. 2023.

MAFFIOLETTI, Leda de A. Pensar e penar sobre si mesmo. In: ABRAHÃO, Maria Helena (org.). A nova aventura (auto)biográfica. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2018. t. 2. p. 119-206.

MATEIRO, Teresa. Ensinar música: ocupação individual ou profissão aprendida?. In: SILVA, Helena Lopes da; ZILLE, José Antônio Baêta (org.). Música e Educação. Barbacena: Ed. UEMG, 2015. v. 2. p. 171-187.

MATEIRO, Teresa. Músicos, Pedagogos y Arte-Educadores con Especialidad em Educación Musical: un Análisis sobre la Formación Docente em Países Suramericamos. Revista Profesorado, Granada, v. 14, n. 2, p. 29-40, 2010. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/20639. Acesso em: 17 fev. 2024.

MATEIRO, Teresa. Educação Musical e Escola: o que é ou o que pode ser?. In: BEINEKE, Viviane (org.). Educação musical: diálogos insurgentes. São Paulo: Hucitec, 2023. p. 161-174.

PEDROLLO, Silani. Leda Maffioletti: música na infância e na formação de pedagogas. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/0000a2/0000a239.pdf. Acesso em: 17 jan. 2024.

PEDROLLO, Silani. Leda Maffioletti: Recordações e narrativas de experiências vividas. In: Anais XXVI CONGRESSO NACIONAL DA ABEM e VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MÚSICA, CULTURA E EDUCAÇÃO. Educação musical em redes: desafios e diálogos contemporâneos, 26, 2023, Ouro Preto, Minas Gerais, Anais eletrônicos [...]. Ouro Preto: ABEM, 2023. Disponível em: https://abem.mus.br/anais_congresso/V5/papers/1544/public/1544-7333-1-PB.pdf. Acesso em 02 jan. 2024.

PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Música, uma dimensão importante da minha existência - Leda Maffioletti. YouTube, outubro, 2023. Duração 19 minutos e 14 segundos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WhUooJv1Y-8. Acesso em: 28 jan. 2024.

PENNA, Maura; SOBREIRA, Silvia. A formação universitária do músico: a persistência do modelo de ensino conservatorial. OPUS, Vitória, v. 26, n. 3, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2611. Acesso em: 12 fev. 2024.

QUEIROZ, Luis Ricardo S. Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais. In: BEINEKE, Viviane (org.). Educação musical: diálogos insurgentes. São Paulo: Hucitec, 2023. p. 191-240.

QUEIROZ, Luis Ricardo S. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Brasília, DF, v. 25, n. 39, p. 132-159, 2017. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/726/501. Acesso em: 18 nov. 2023.

REIS, Jonas Tarcísio. A abordagem do conceito de harmonia tonal nos processos de ensino e aprendizagem. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM-SUL, 13., 2010, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: ABEM SUL, 2010.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

ROSABAL-COTO, Guillermo. “I did it my way!” A case study of resistance to coloniality in music learning and socialization. Action, Criticism, and Theory for Music Education, Bloomington, v. 13, n. 1, p. 155-187, 2014. Disponível em: https://act.maydaygroup.org/volume-18-issue-3/act-18-3-rosabal-coto/. Acesso em: 25 set. 2023.

ROSABAL-COTO, Guillermo. On (Gay) Self-Awareness in a Music Education Foundations Course: A Latin American Experience. Gender, Education, Music, and Society Journal, Ontario, v. 4, p. 1-7, 2006. Disponível em: d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net. Acesso em: 25 set. 2023.

SALGADO PEREIRA, Juan Carlos. Profesores de Licenciatura em Música: tres vidas en paralelo em el alma mater. 2023. Tese (Doutorado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.

SHIFRES, Favio; ROSABAL-COTO, Guillermo. Hacia una educación musical decolonial en y desde Latinoamérica. Revista Internacional de Educación Musical, [s. l.], n. 5, p. 85-91, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.12967/RIEM-2017-5-p085-091. Acesso em: 12 fev. 2024.

SOUZA, Euridiana Silva. (Educ)AÇÃO Musical Superior no Sudeste do Brasil: Currículo como Prática e Possibilidades de Ações do Pensamento (De)colonialista. Action, Criticism, and Theory for Music Education, Bloomington, v. 18, n. 3, p. 56-84, 2019.

https://doi.org/10.22176/act18.3.56. Acesso em 12 fev. 2024.

TAFURI, Johannella. La educación e instrucción musical en Italia. In: HENTSCHKE, Liane. (org.). Educação Musical em países de línguas neolatinas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2000. p. 107-122.

VALENCIA-VALENCIA, Leónidas. Músicas tradicionales del Pacifico Norte colombiano al son que me toquen bailo y canto. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2009. Disponível em: https://acesse.dev/academiamusicastradicionales. Acesso em: 12 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

MATEIRO, T. Formação em música: lugares, espaços e tempos histórico-sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1163, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1163. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20512. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica