“A música que me forma ou (trans)forma”: narrativas musicais no estágio
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1144Parole chiave:
Educação Musical, Pesquisa (Auto)biográfica, Estágio Supervisionado, Formação de professoresAbstract
Neste artigo discutiremos a música como a materialização, representativa, exteriorizada no processo de formação de licenciandos, durante a disciplina de Estágio Supervisionado Curricular em um curso de Licenciatura em Música, tendo o campo de atuação a escola de educação básica. Apresentamos como foi realizado o Ateliê Biográfico de Projeto, que fomentou narrativas orais, escritas e musicais entre os estagiários. A partir de suas partilhas musicais, de suas experiências automediais proporcionadas pela música, debatemos o papel da música nas histórias de vida em formação e as projeções profissionais de dois estudantes. O significado de música e formação, para esses, está centrado na experiência vivida do tocar e na materialidade sonora expressiva que conseguiram realizar com seus instrumentos musicais. A partir das ressignificações de suas experiências musicais vividas na disciplina, percebemos suas ressonâncias em suas formas de pensar a docência em música na escola.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois educadores musicais do Distrito Federal. Intermeio, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 207-227, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5080. Acesso em: 31 mar. 2023.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da Abem, v. 30, n. 2, e30202, 2022, p. 1-21. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/1099/631. Acesso: 29 abr. 2023.
ACKER, Maria Teresa Viana Van; GOMES, Marineide de Oliveira. Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória. Revista Educ. Pública. Cuiabá, vol.22, n.4, p. 29-42. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2238-20972013000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 abr. 2023.
ADORNO, Theodor W. Fragmento sobre Música e Linguagem. Trad. D. Barros. Trans/Form/Ação. São Paulo, v. 1, n.2, p. 167-171.2008. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/988/891
ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues; RESENDE, Marilene Ribeiro. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, n. 2, p. 230-252, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6474. Acesso em: 29 abr. 2023.
BLACKING, John. Música, cultura e experiência. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 16, p. 201-218. 2007.
BORGES, Márcio. Os sonhos não envelhecem: histórias do Clube da Esquina. 8ª ed. São Paulo: Geração editorial, 2013.
CARVALHO, Pedro Paes de. “Cadê o cigano?”: reflexões sobre o gypsy jazz e ciganidades. Música Popular em Revista, Campinas, v. 7, p. 1-27. 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14313. Acesso: 29 abr. 2023.
CAVACO, Carmem. Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais. Revista Educação Unissinos, Vol. 13, n 3, p.220-227, Set/dez. 2009. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4949/2199 Acesso em: 29 abr. 2023.
COOK, Nicholas. Music: a very short introduction. New York: Oxford University Press Inc., 1998.
CORILOW, Vinicius Moreira. Vera Cruz: entre a instabilidade, a ambiguidade e a náusea nas versões de Milton Nascimento e Wayne Shorter. In: XXV Congresso ANPPOM, 2015. Vitória. Anais [...]. Vitória. 2015. s/n. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2015/3511/public/3511-11682-1-PB.pdf Acesso: 29 abr. 2023.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006. Disponível em : https://www.scielo.br/j/ep/a/GxgXTXCCBkYzdHzbMrbbkpM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 abr. 2023.
DELORY-MOMBERGER, Christine; BOURGUIGNON, Jean-Claude. Automédialité. In: DELORY-MOMBERGER, Christine. Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Toulouse: Érès. 2019. P. 36-39.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN. 2014. P. 29-56.
FERREIRA, Clodomir. Imaginando o triângulo: música, comunicação e história. In: CASTRO, Gustavo de. Mídia e Imaginário, São Paulo: Annablume, 2012. P.113-126.
FINNEGAN, Ruth. The hidden musicians. Middletown: Wesleyan University Press.2007.
FRANCISCHINI, Alexandre. Autonomia e Funcionalidade: Algumas considerações deste binômio em música. Revista Eletrônica Thesis. São Paulo, Ano XIII, n. 25, p. 1-10, 2016. Disponível em: http://cantareira.br/thesis2/ed_25/materia1.pdf. Acesso em: 29 abr. 2023.
HANSLICK, Eduard. Do Belo Musical. Trad. Arthur Mourão. Lisboa: Ed.70. 1994.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Lisboa: EDUCA. 2002.
JOSSO, M. C. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN. 2014. p. 57-76.
KOVADLOFF, Santiago. El Silencio Primordial. Buenos Aires: EMECÉ. 2009. Disponível em: https://kupdf.net/download/kovadloff-santiago-el-silencio-primordial_62efe8ade2b6f5454356d3cd_pdf. Acesso em: 29 abr. 2023.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 2020.
LIE, Siv. Genre, Ethnoracial Alterity, and the Genesis of Jazz Monouche. Journal of the American Musicological Society, v. 72, n. 3, p. 665-718, 2019. Disponível em: https://www.sivblie.com/wp-content/uploads/2019/12/Lie-JAMS-2019.pdf. Acesso em: 29 abr. 2023.
MARQUES, Mônica Luchese; MATEIRO, Teresa. Estudo-Piloto e Ateliê Biográfico de Projeto: rodas de conversa com estagiários(as) de música. In: Encontro Regional Sul da ABEM, 20º. Anais... [evento online]. Disponível em: 1342-5606-1-PB.pdf (abemeducacaomusical.com.br). Acesso em: 28 abr. 2023.
MELLO, Maria Ignez Cruz. Música e Mito entre os Wauja do Alto Xingu. 1999. 214f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFSC, Florianópolis, 1999.
MERRIAM, Allan P. The Anthropology of Music. Evanston:Nortwestern University. Press 1964.
NATTIEZ, Jean-Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu: Ensaios de semiologia musical aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera Editora e Livraria, 2005.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995
PASSEGGI, Maria. C. Reflexividade Narrativa e poder (auto)transformador. Revista práxis educacional, v. 17, n. 44, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 29 abr. 2023.
NORONHA, Lina Maria Ribeiro de. A música como linguagem e os conceitos de música universal e música nacional. In: 10° Encontro Internacional de Música e Mídia, 2014. Vitória. Anais... Encontro Internacional de Música e Mídia. 2014. p. 59-71. Disponível em: http://musimid.mus.br/10encontro/wp-content/uploads/conferencia/10encontro_0_noronha.pdf. Acesso em: 29 abr. 2023.
PIMENTA, Selma G; LIMA, Maria S. Lucena. Estágio e docência. Editora: Cortez, 2017.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, Natal, 2014. p. 91-110.
SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música: seus usos e recursos. São Paulo: UNESP. 2002.
SINZIG, Frei Pedro. Dicionário musical. Rio de Janeiro: Kosmos. 1946.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Histórias de vida, escritas de si e abordagem experiencial. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Histórias de Vida e Formação de professores. Rio de Janeiro: Qartet, 2008. p. 89-98.
YEDAIDE, Maria Marta; PORTA, Luis. Narrativa como forma de conhecer as experiências do mundo. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês B. de; BARONI, Patrícia (org.). Dicionário de pesquisa narrativa. Rio de Janeiro, RJ: Ayvu, 2022. p. 241-248.
UDESC. Projeto Pedagógico Licenciatura em Música, 2012.