“A música que me forma ou (trans)forma”: narrativas musicais no estágio

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1144

Mots-clés :

Educação Musical, Pesquisa (Auto)biográfica, Estágio Supervisionado, Formação de professores

Résumé

Neste artigo discutiremos a música como a materialização, representativa, exteriorizada no processo de formação de licenciandos, durante a disciplina de Estágio Supervisionado Curricular em um curso de Licenciatura em Música, tendo o campo de atuação a escola de educação básica. Apresentamos como foi realizado o Ateliê Biográfico de Projeto, que fomentou narrativas orais, escritas e musicais entre os estagiários. A partir de suas partilhas musicais, de suas experiências automediais proporcionadas pela música, debatemos o papel da música nas histórias de vida em formação e as projeções profissionais de dois estudantes. O significado de música e formação, para esses, está centrado na experiência vivida do tocar e na materialidade sonora expressiva que conseguiram realizar com seus instrumentos musicais. A partir das ressignificações de suas experiências musicais vividas na disciplina, percebemos suas ressonâncias em suas formas de pensar a docência em música na escola.

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Mônica Luchese Marques, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Música, Educação Musical, no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e integra o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (ForMusi) da Udesc, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É professora do Departamento de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na mesma instituição. Foi professora de música em escolas, públicas e privadas, de educação básica. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (UDESC/CNPq). É editora da Revista ORFEU (PPGMUS/UDESC). Desenvolve pesquisas na área de Formação Docente privilegiando temas como prática pedagógica, programas curriculares, conhecimento profissional, práticas musicais escolares e abordagens (auto)biográficas em educação musical. 

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Publié-e

2023-12-28

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MARQUES, M. L.; MATEIRO, T. “A música que me forma ou (trans)forma”: narrativas musicais no estágio. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1144, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1144. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/17313. Acesso em: 23 nov. 2024.