Vida professoral de Maria do Carmo de Miranda: docência em tempos autoritários (1960-1988)

Auteurs-es

  • Maria Graça Cruz Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Luciana Martins Teixeira Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elizete Guimarães Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p622-643

Mots-clés :

História de Vida Professoral, Saber Docente, Prática Pedagógica, História Oral.

Résumé

O presente artigo tem por propósito refletir sobre os saberes docentes e a prática pedagógica, produzidos e/ou reproduzidos no período de 1964 a 1988, a partir dos resultados da pesquisa de Mestrado em Educação/PPGE/UFPB “História e Memórias de vida professoral: Maria do Carmo de Miranda nas configurações do magistério (1960-1988)”. Conforme Nóvoa (2007), pesquisas sobre história de vida de professores se inserem como instrumentos elucidadores para a História da Educação, ao permitirem a discussão de aspectos educacionais a partir de trajetórias individuais, numa relação entre o privado e o político-social. O aporte teórico-metodológico discute com os fundamentos e procedimentos da memória, da história oral e da abordagem biográfica, articulados aos estudos de Le Goff (2012), Nóvoa (1999; 2007), Dosse (2009), entre outras fontes. No processo de constituição da docência, vida e contexto se entrelaçam, de forma que os saberes docentes e a prática pedagógica vivenciados pela Professora Maria do Carmo de Miranda, ora reforçaram, ora enfraqueceram as relações autoritárias de poder e opressão, presentes no contexto da docência paraibana no período investigado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Graça Cruz Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Graduanda em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba/PPGE/UFPB e em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba /PPGDH/UFPB. Professora da Secretaria de Educação do Município de Bayeux/PB.

Luciana Martins Teixeira Santos, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Graduanda em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestra em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba/PPGDH/UFPB. Professora da Secretaria de Educação do Município de João Pessoa/PB. Rua Diógenes Chianca, 1777, Água Fria, João Pessoa/PB. CEP: 58053-900. Fone: (83) 98804-4773.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação. Credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFPB e em Direitos Humanos/PPGDH/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação Brasileira, GT – PB. Universidade Federal da Paraíba, Cidade Universitária, s/n, Castelo Branco III, João Pessoa/PB. CEP: 58051-085. Fone: (84) 99984-3176.

Références

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulheres na educação: missão, vocação e destino? A feminização do magistério ao longo do século XX. In: SAVIANI, Demerval et al. (Orgs.). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

ALMEIDA, Elza de Souza. Elza de Souza Almeida: depoimento [agosto. 2013]. Entrevistador: Maria das Graças da Cruz Barbosa. João Pessoa: 2013. Suporte digital MP3.

ALVERGA, Naide Ribeiro de. Livro de Ocorrências Administrativas e Pedagógicas da Escola Estadual Ministro Pereira Lira. João Pessoa, 1986. (Acervo da Escola Normal Professora Maria do Carmo de Miranda, aos cuidados de Carleide de Oliveira Cavalcante).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: <http://www.pdf4free.com>. Acesso em: 20 nov. 2012a.

BRASIL. Lei Orgânica do Ensino Normal. Decreto-lei nº 8.530/1946. Brasília, 1942. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 13 jul. 2012b.

BRAUDEL, F. O mediterrâneo e o mundo mediterrâneo na época de Felipe II. São Paulo: EDUSP, 2016.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Edusp, 2009.

ESQUISANI, Rosimar S; WERLE, Flávia O. C. Ser professora: um estilo de vida pontuado pela formação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 38, jun. 2010.

FEBVRE, L. Martinho Lutero, um destino. São Paulo: Três Estrelas, 2017.

FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professoras? São Paulo: Autêntica, 2007.

GINZBURG, Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GOMES, Jandynéa de Paula Carvalho. A profissionalização dos professores na Parahyba do Norte (1834-1889). In: PINHEIRO, A. C. F.; FERRONATO, Cristiano de Jesus. (Orgs.). Temas sobre a instrução pública no Brasil imperial (1822-1889). João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão (et al). 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

MELLO, José Octávio de Arruda. História da Paraíba: lutas e resistência. 11. ed. João Pessoa: A União, 2008.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Editando o legado pioneiro: o arquivo de uma educadora. In: MIGNOT, A. C. V.; BASTOS, M. H. C.; CUNHA, Maria Teresa Santos. (Orgs.). Refúgios do eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do regime militar brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

NÓVOA, António. (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Editora Porto, 2007.

______. Os professores e as suas histórias de vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Editora Porto, 1999.

OLIVEIRA, Maria da Penha Lopes Soares de. Maria da Penha Lopes Soares de Oliveira: depoimento [Junho. 2013]. Entrevistador: Maria das Graças da Cruz Barbosa. João Pessoa: 2013. Suporte digital MP3.

OLIVEIRA, Carleide Cavalcante de. Carleide Cavalcante de Oliveira: depoimento [julho. 2013]. Entrevistador: Maria das Graças da Cruz Barbosa. João Pessoa: 2013. Suporte digital MP3.

OLIVEIRA, Eliete Lima de. Eliete Lima de Oliveira: depoimento [julho. 2012]. Entrevistador: Maria das Graças da Cruz Barbosa. João Pessoa: 2012. Suporte digital MP3.

PASSEGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da. (Orgs.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

PATRÍCIO, Fátima de Lurdes Ribeiro. Fátima de Lurdes Ribeiro Patrício: depoimento [junho. 2013]. Entrevistador: Maria das Graças da Cruz Barbosa. João Pessoa: 2013. Suporte digital MP3.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). 4. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 1983.

SANTOS, Maria da Consolação Miranda dos. Maria da Consolação Miranda dos Santos: depoimento [junho. 2013]. Entrevistador: Maria das Graças da Cruz Barbosa. João Pessoa: 2013. Suporte digital MP3.

SEIXAS, Rosélia Maria do Egito. Rosélia Maria do Egito Seixas: depoimento [junho. 2013]. Entrevistador: Maria das Graças da Cruz Barbosa. João Pessoa: 2013.

VEIGA, Greive Cynthia. História da educação. São Paulo: Ática, 2007.

Téléchargements

Publié-e

2018-09-14

Comment citer

BARBOSA, M. G. C.; SANTOS, L. M. T.; CARVALHO, M. E. G. Vida professoral de Maria do Carmo de Miranda: docência em tempos autoritários (1960-1988). REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 622–643, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p622-643. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4358. Acesso em: 24 nov. 2024.