Apresentação do dossiê - Automedialidade: a criação estética como prática humana de reinvenção de si, do outro e do mundo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1147

Palabras clave:

Automedialidade, Narrativas, Imagens

Resumen

O dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética destaca-se por sua inovadora perspectiva epistêmica, teórica e de métodos de investigação no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em educação. Como se verá nos textos aqui reunidos, as temáticas voltam-se para o terreno de práticas, sem dúvidas, ancestrais, a dança, a música, o grafismo, uma vez que a criação estética é um modo de expressão criativa do humano, desde tempos imemoriais. No entanto, enquanto campo de estudo automedial, essas práticas se apresentam para a pesquisa (auto)biográfica como uma forma de compreensão do humano constituir-se sujeito e do seu poder de expansão de si como ator-criador, narrador e agente social. A noção de automedialidade, como se sabe, nasce nos estudos literários e estéticos, e se caracteriza enquanto espaço-tempo do humano e de seu direito de exercer sua liberdade de criar e de se auto(re)criar. Nesse sentido, tal conceito dá lugar a uma fecunda expansão de objetos de pesquisa ao ampliar para além da escrita (grafia), outras modalidades gráficas – desenho, pintura, música, gestos... – como forma mediadoras das relações do si mesmo (autos) com a vida (bios), com o outro (alter), com o eu (ego) e com a Terra, nosso habitat (oïkos) natural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística pela Université de Montpellier 3, França. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa-Formação, Representações e Subjetividade (GRIFARS) da UFRN, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista de produtividade CNPq - Pq1-D-Ed.

Christine Delory-Momberger, Université Sorbonne Paris Nord

Professora em Ciências da Educação da Universidade Paris 13, Sorbonne Paris Cité. Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Fundadora da Universidade Ouverte du Sujet dans la Cité (UOSC) e presidente do Colégio Internacional da Pesquisa Biográfica em Educaçao (CIRBE). diretora científica da revista Le sujet dans la Cité. Revue internationale de recherche biographique e codiretora – em colaboração com Alain Brossat e Michel Agier – das ediçoes extras da revista Actuels

Citas

Dossiê Automedialidade v 8, n. 23, 2023.

Publicado

2023-12-28

Cómo citar

PASSEGGI, M. da C.; DELORY-MOMBERGER, C. Apresentação do dossiê - Automedialidade: a criação estética como prática humana de reinvenção de si, do outro e do mundo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1147, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1147. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19454. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética

Artículos más leídos del mismo autor/a