VIDEOBIOGRAFIAS DE EXCLUSÃO NA ESCUTA DE COMPORTAMENTOS DESAFIADORES NA ESCOLA

Autores

  • Cristóvão Pereira Souza
  • Maria da Conceição Passeggi

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p89-103

Palavras-chave:

Pesquisa (Auto)Biográfica. Educação Inclusiva. Formação de Professores

Resumo

Discute-se, com base na noção de “educação inclusiva”, as dificuldades de aprendizagem e inadaptação escolar de crianças e adolescentes institucionalizados por medida protetiva de abrigo. Pressupõe-se que os significados e sentidos atribuídos por esses indivíduos a suas vivências no tempo/espaço escolar contribuem para a compreensão dos comportamentos desafiadores pelos quais eles são negativamente discriminados, tanto na escola como fora dela. Os preceitos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica e da Antropologia visual apoiaram a produção de narrativas videobiográficas, roteirizadas pelas crianças e adolescentes, como autores, em torno das experiências de vida, antes e durante o acolhimento institucional. Destacam-se aqui, para análise, as narrativas audiovisuais que tomaram a ambiência escolar como contexto para as grafias de si. Os resultados sinalizam a necessidade, na escola, de uma escuta que atente para a riqueza humana e temporal dos trajetos desses meninos e meninas, com sensibilidade às táticas, resistências e valores por eles convocados na arte de viver a singularidade de suas exclusões, marcadas socialmente pela vulnerabilidade e o risco.

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Referências

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Como Citar

SOUZA, C. P.; PASSEGGI, M. da C. VIDEOBIOGRAFIAS DE EXCLUSÃO NA ESCUTA DE COMPORTAMENTOS DESAFIADORES NA ESCOLA. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 89–103, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p89-103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2523. Acesso em: 22 dez. 2024.